Mohamed El-Erian é um dos pensadores econômicos mais influentes do mundo e destaque constante na imprensa.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Presidente do Queens' College, da Universidade de Cambridge, e assessor econômico chefe da Allianz, ele é conhecido pelas opiniões sobre o futuro da economia global.

Conheça a trajetória do economista que Wall Street sempre escuta.

Quem é Mohamed El-Erian?

Mohamed El-Erian é um economista e empresário egípcio-americano.

Atualmente, ocupa o cargo de presidente do Queens' College, da Universidade de Cambridge, no Reino Unido e de assessor econômico chefe da seguradora alemã Allianz, onde atua desde 2014.

El-Erian também é autor e colaborador de veículos de imprensa como a Bloomberg e o jornal britânico Financial Times.

Vida e carreira

Mohamed Aly El-Erian nasceu em 19 de agosto de 1958, na cidade de Nova York, nos Estados Unidos.

Filho de pais egípcios, Abdullah El-Erian, e Nadia Shoukry, passou parte da infância e da adolescência no Egito e na Europa, por conta do trabalho de seu pai como diplomata.

Em 1968, a família voltou para Nova York quando seu pai assumiu um cargo nas Nações Unidas. 

De 1971 a 1973, eles viveram na França, onde o pai de El-Erian era o embaixador egípcio na França. 

Mohamed Aly El-Erian frequentou a St John's School, Leatherhead, um internato na Inglaterra.

Com uma bolsa de estudos no Queens' College, em Cambridge, recebeu o diploma de bacharel em economia em 1980. 

Depois, fez mestrado (1983) e um doutorado (1985) em economia do St Antony's College, Oxford .

Após seus estudos, El-Erian se estabeleceu nos EUA em 1983, assumindo um cargo no Fundo Monetário Internacional (FMI) em Washington, onde permaneceu 15 anos e ocupou diversos cargos, incluindo o de vice-diretor.

Em 1998, El-Erian foi para o setor privado, trabalhando em Londres no Salomon Smith Barney, que posteriormente foi comprado pelo Citigroup, como diretor responsável por Mercados Emergentes do banco de investimentos.

Em 1999, ele entrou para a Pimco, para liderar seu trabalho em mercados emergentes, onde foi membro sênior do grupo de gestão de portfólio e estratégia de investimentos.

Em 2001, ficou conhecido por se desfazer de todos os títulos que a empresa tinha da Argentina antes de o país dar o calote de sua dívida pública.

Em 2006, foi contratado como CEO e presidente da Harvard Management Company, empresa que administra  o fundo patrimonial da universidade norte-americana e as contas relacionadas.

Em 2007, voltou à Pimco, desta vez como CEO e co-executivo chefe de Investimentos. 

Em 21 de dezembro de 2012, o então presidente dos EUA, Barack Obama, anunciou a nomeação de El-Erian como presidente do Conselho de Desenvolvimento Global, onde atuou até janeiro de 2017.

Seu papel era informar e aconselhar o presidente e outros altos funcionários dos EUA sobre políticas e práticas de desenvolvimento global.

El-Erian deixou a Pimco em 2014, afirmando que decidiu sair depois de receber uma carta de sua filha, então com 10 anos, descrevendo eventos importantes em sua vida que ele perdeu por causa do trabalho.

No entanto, outra versão para sua renúncia foi o desentendimento com o co-fundador da empresa, Bill Gross, que também deixaria a Pimco alguns meses depois.

Ainda em 2014, Mohamed A. El-Erian assumiu o cargo de assessor econômico chefe da Allianz, controladora da Pimco.

Durante sua carreira, El-Erian também atuou em vários conselhos e comitês, incluindo o Comitê Consultivo de Empréstimos do Tesouro dos EUA, o Centro Internacional de Pesquisa sobre Mulheres, o Instituto Peterson de Economia Internacional, o Carnegie Endowment for International Peace, o Comitê de Pessoas Eminentes do FMI e o Comitê Consultivo de Mercados Financeiros do Fed de Nova York. 

Atualmente, ele é membro do conselho do Barclays, Under Armour, NBER (Comitê Executivo), Berggruen Institute (Comitê Executivo) e várias instituições educacionais. 

Mohamed El-Erian ainda é reconhecido por suas contribuições filantrópicas, particularmente nas áreas de educação e saúde.

Ele é casado com Anna Stylianides, sul-africana diretora executiva da Eco Oro Minerals Corp. Anteriormente foi casado com Jamie Walters. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Livros de Mohamed A. El-Erian

O economista Mohamed A. El-Erian publica amplamente sobre temas econômicos e financeiros internacionais e é autor de dois best-sellers:

“Mercados em Colisão” (ed. Ediouro), de 2008 e “The Only Game in Town: Central Banks, Instability and Avoiding the Next Collapse” (“A única solução: bancos centrais, instabilidade e como evitar o próximo colapso”, em edição portuguesa), de 2016. 

Mercados em Colisão

No livro, El-Erian nos ajuda a entender melhor o novo cenário econômico e financeiro.

Além de oferecer uma exaustiva análise e uma clara perspectiva dos eventos da crise financeira de 2008, ele traça um mapa detalhado para encontrar o melhor caminho, obter benefícios e navegar pelos riscos.

O livro foi eleito como o livro do ano de 2008 pelo Financial Times e Goldman Sachs.

A Única Solução: Bancos Centrais, instabilidade, e como evitar o próximo colapso

Mohamed El-Erian explica os dilemas econômicos do que está por vir e as decisões que devemos tomar para evitar a próxima crise econômica e financeira global.

Ele aborda temas como crescimento lento, taxas de desemprego altas, desigualdade crescente, enorme instabilidade financeira e graves tensões sociais.

O livro foi best seller no The New York Times.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.