Michael Porter é uma das principais referências em gestão de empresas por suas teorias e estratégias de negócio.  

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Do seu trabalho resultaram conceitos como a análise em torno de cinco forças competitivas, conhecidas como as Forças de Porter, entre outras ferramentas para ajudar negócios de todos os segmentos.

Porter também é autor de diversos livros e artigos, ensinados em praticamente todas as escolas de negócios do mundo.

Confira a trajetória da autoridade máxima de competição e estratégia, Michael Porter.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Quem é Michael Porter 

Michael Porter é economista, pesquisador, autor, conselheiro, palestrante e acadêmico. 

Ele é professor da Harvard Business School e um dos fundadores da consultoria The Monitor Group (agora parte da Deloitte ) e da FSG, uma consultoria de impacto social. 

É conhecido por ser o autor da análise das cinco forças de Porter, que é fundamental no desenvolvimento da estratégia de negócios.

Vida e carreira

Michael Eugene Porter nasceu dia 23 de maio de 1947 em Ann Arbor, estado do Michigan, Estados Unidos.

Graduou-se em Engenharia Aeroespacial e Mecânica pela Universidade de Princeton, em 1969, onde se formou em primeiro lugar em sua classe.

Na sequência, obteve um MBA da Harvard Business School em 1971 e um Ph.D. em Economia Empresarial, em 1973.

Com apenas 26 anos de idade, passou a lecionar na Universidade de Harvard.

Ao longo de sua carreira acadêmica, trouxe a teoria econômica e conceitos de estratégia para lidar com muitos dos problemas enfrentados por corporações, economias e sociedades.

Estes incluem a competição de mercado e estratégia de empresa, desenvolvimento econômico, competição política, meio ambiente e saúde.

Michael Porter é autor de 20 livros e mais de 130 artigos.

Ele ganhou muitos prêmios e honras acadêmicas, incluindo o Prêmio Adam Smith da Associação Nacional de Economistas de Negócios, a Medalha John Kenneth Galbraith, o Prêmio David A. Wells em Economia de Harvard e o mais alto prêmio da Academia de Administração por contribuições acadêmicas à gestão.

Ele também é sete vezes vencedor do McKinsey Award pelo melhor artigo da Harvard Business Review do ano. 

Em 2016, ele foi premiado com a Medalha Sheth por contribuições duradouras e transformadoras para bolsa de estudos de marketing e prática de marketing.

Porter é o destinatário de vinte e três doutorados honorários e várias honras nacionais e estaduais. 

Ele recebeu o primeiro Lifetime Achievement Award do Departamento de Comércio dos EUA por sua contribuição ao desenvolvimento econômico e foi eleito membro honorário da Royal Society of Edinburgh e de outras sociedades honorárias. 

Em 2000, ele foi nomeado Professor Universitário pela Universidade de Harvard, o mais alto reconhecimento que pode ser concedido a um membro do corpo docente de Harvard.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Livros de Michael Porter

Michael Porter é um dos autores mais citados quando o assunto é economia. 

Dentre suas famosas publicações no periódico Harvard Business Review está o artigo The Five Competitive Forces That Shape Strategy. 

Nesse trabalho, publicado em 1979, o autor delimita o conceito que ficou conhecido como 5 forças de Porter para analisar os fatores de competitividade de empreendimentos.

Com 20 livros publicados, essas são algumas obras que se sobressaem:

Repensando a Saúde: Estratégias para Melhorar a Qualidade e Reduzir os Custos

No livro, Michael Porter, um dos maiores especialistas mundiais em estratégia, se debruça sobre um tema atual e de grande importância para indivíduos, profissionais, serviços e instituições da saúde: 

As crescentes dificuldades dos sistemas de saúde e dos próprios pacientes em todo o mundo.

Estratégia Competitiva - Técnicas Para Análise de Indústrias e da Concorrência

Com uma abordagem simples, mas impactante, Michael Porter analisa a complexidade da competição na indústria e oferece uma nova perspectiva em relação a como o lucro é criado e dividido. 

Ele também introduz uma importante ferramenta competitiva, as três estratégias genéricas: custo mais baixo, diferenciação e foco, que estruturam a tarefa do posicionamento estratégico.

Competição

O livro traz compilações dos trabalhos de Porter publicados na Harvard Business Review e suas ideias que movem a competitividade e o modo como as empresas criam uma posição de vantagem competitiva. 

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.