Li Ka-shing recebeu o apelido de Superman por seu bom faro para negócios, sendo considerado um dos empresários mais influentes da Ásia.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Seu papel na economia é tão grande que suas empresas representam 4% da capitalização de mercado da Bolsa de Valores de Hong Kong.

O multimilionário é dono da CK Hutchison Holdings, um conglomerado cujos negócios abrangem uma ampla gama de setores, incluindo transporte, imóveis, serviços financeiros, varejo e energia e serviços públicos.

O empresário Chinês, residente em Hong Kong possui uma fortuna estimada em US$ 37,8 bilhões pela revista Forbes, o que o coloca como o 33° na lista dos mais ricos do mundo de 2023.

Conheça mais da trajetória de Li Ka-shing, o proprietário de empresas como CK Hutchison, CK Asset Holdings, CK Infrastructure Holdings e Power Assets Holdings.

Quem é Li Ka-shing

Li Ka-shing é um empresário bilionário, investidor e filantropo de Hong Kong, fundador e conselheiro sênior da CK Hutchison Holdings.

Sua empresa atua em ramos diversos e emprega mais de 320 mil pessoas, em cerca de 50 países. 

Antes, ocupou o posto de presidente do conselho da empresa e também da CK Asset Holding.

Vida e carreira

Li Ka-shing nasceu em 13 de junho de 1928, em Shantou, província de Guangdong, na China, filho de  Li Yun-ching (1898–1943) e Cheung Bik-chin (1893–1984).

Em 1940, devido a guerra sino-japonesa, Li e sua família fugiram para Hong Kong.

Devido à morte precoce de seu pai por tuberculose, Li  foi forçado a deixar a escola aos 15 anos para trabalhar e sustentar a família.

"Todas as noites eu ouvia sua tosse. No início, ele não a levou a sério, e quando percebeu a gravidade, era tarde demais. Foi levado para um hospital público, mas não tínhamos condições económicas para comprar remédios, então o meu pai morreu.", contou Li.

O falecimento do seu pai pela doença e a pobreza da família acendeu um desejo no jovem Li de que, se algum dia tivesse fortuna, ele se lembraria da importância da medicina. 

Ele encontrou um emprego em uma empresa de comércio de plásticos, onde trabalhava 16 horas por dia.

Por sua dedicação e inteligência, aos vinte anos, conseguiu o cargo de gerente-geral de uma indústria de brinquedos.

Em 1950, Li fundou sua própria empresa, a Cheung Kong Industries, especializada na produção de plásticos em Hong Kong com economias pessoais e fundos emprestados de parentes

Esse foi apenas o primeiro passo para o sucesso do superman asiático.

A partir de 1958, devido à crise política local, Li Ka-shing passou a investir na compra de terrenos. Com isso, ele entrou na área imobiliária com a Cheung Kong Holdings.

Com o sucesso, em 1971 a empresa já estava listada na bolsa de valores de Hong Kong.

Em 1979, o Grupo Cheung Kong comprou o Hutchison-Whampoa, aumentando o controle do seu grupo nas principais instalações portuárias de contêineres do mundo, como em Hong Kong, Canadá, China, Reino Unido, Holanda, Panamá e Bahamas.

Em 1986, comprou metade das ações do Husky Energy, no Canadá, espalhando seus investimentos pelos cinco continentes

Em 2018, Li se aposentou oficialmente como presidente da CK Hutchison Holdings e da CK Asset Holdings, mas continua como consultor sênior do seu império que inclui tudo, desde imóveis a telecomunicações e portos a varejo.

Seu filho Victor Li agora comanda o conglomerado, que tem mais de 300 mil funcionários e opera em mais de 50 países.

Seu outro filho, Richard Li, também é uma grande figura no cenário empresarial de Hong Kong, atuando como presidente da PCCW, a maior empresa de telecomunicações de Hong Kong. Ambos são cidadãos canadenses.

Além de ser um multimilionário, Li ainda é considerado como um grande filantropo. Sua Fundação Li Ka Shing já doou mais de US$ 3,8 bilhões promovendo uma série de projetos em educação e saúde.

A Fundação Li Ka Shing é a segunda maior fundação filantrópica privada do mundo, atrás apenas da Fundação Bill & Melinda Gates.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Onde investe Li Ka-Shing

Li Ka-Shing fez sua primeira fortuna com sua fábrica de plástico na década de 1950. Desde então, construiu seu conglomerado por meio de aquisições alimentadas por negócios imobiliários.

Atualmente o Grupo Cheung Kong, mantém investimentos em 53 países com empreendimentos que abrangem as áreas imobiliária, portuária, energética e de telecomunicações.

No ramo de tecnologia, a Horizons Ventures, é destinada a apoiar startups. Li diz que levou cinco minutos, em dezembro de 2007, para decidir investir no Facebook. 

Ele também tem participação no Spotify, Summly, Wibbitz e BitPay.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.