Jeffrey Gundlach é um extraordinário negociador de títulos, conhecido por suas decisões ousadas e por prever corretamente a crise imobiliária norte-americana de 2007.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Atualmente é o CEO e cofundador da empresa de gestão de investimentos de renda fixa DoubleLine Capital, que administra mais de US$ 140 bilhões em ativos.

Gundlach também é um bilionário. Seu patrimônio de US$ 2,2 bilhões estimado pela Forbes, o coloca como a 1368ª pessoa mais rica do mundo no ranking de 2023.

Conheça mais da trajetória do ex-baterista de uma banda de punk rock que disputa a coroa de "Rei dos Títulos" com Bill Gross.

Quem é Jeffrey Gundlach

Jeffrey Gundlach é um empresário, investidor e filantropo americano, fundador e CEO da DoubleLine Capital, uma empresa de investimentos.

Vida e carreira

Jeffrey Edward Gundlach nasceu em 30 de outubro de 1959 em Amherst, Nova York, Estados Unidos, filho de Carol e Arthur Gundlach.

Vindo de uma família de classe média baixa, Gundlach se formou summa cum laude em matemática e filosofia pelo Dartmouth College, em 1981.

Ele chegou a frequentar a Universidade de Yale para um doutorado em matemática, mas desistiu e foi para a Califórnia para se juntar à cena do rock de Los Angeles como baterista da banda inicialmente chamada de "The Greens", posteriormente rebatizada de Radical Flat. 

Como a banda nunca decolou, Gundlach conseguiu um emprego como gerente de investimentos na TCW Inc.

Segundo a Reuters, ele disse que se inspirou para trabalhar em serviços financeiros na década de 1980 por um episódio do programa de TV "Estilos de vida dos ricos e famosos", no qual apresentava as 10 carreiras mais bem pagas.

A profissão mais bem paga na época era a de banqueiro de investimentos. "O programa disse que você precisa ter trabalhado muito - não que eu já não faça isso - e o programa disse que você precisa ter uma mente analítica - e eu disse, tirei 11 em uma escala de 10 - e eu disse que é isso que vou fazer."

Jeffrey Gundlach ajudou a construir o negócio de renda fixa da TCW, até que, 

na tarde de sexta-feira, 4 de dezembro de 2009, depois de retornar do almoço, ele foi demitido. Era o fim de seus 24 anos na TCW.

O anúncio pegou todos de surpresa, afinal, Gundlach, era diretor de investimentos da TCW, e havia sido indicado para Gerente de Renda Fixa da década da Morningstar na época. 

Gundlach era visto como o líder e o ganhador de dinheiro. Ele foi um dos poucos que descreveu com precisão a crise do crédito e defendeu os seus clientes, chamando o subprime, em Junho de 2007, de “um desastre total e absoluto e que só vai piorar”.

Na sequência, Gundlach e TCW processaram um ao outro e foram a julgamento. A TCW alegou má conduta grave, incluindo uma tentativa de roubar funcionários e informações confidenciais de clientes e comerciais para lançar sua própria empresa rival”. Gundlach processou por pedidos de compensação e saiu vitorioso.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Felizmente, Gundlach tinha uma equipe leal e no dia seguinte à sua demissão, 15 funcionários do TCW, incluindo todos os gestores de carteiras e negociantes de títulos garantidos por hipotecas, acabaram se demitindo e se reuniram na casa de Gundlach.

Em apenas 10 dias, em 14 de dezembro, o grupo fundou a DoubleLine.

Eventualmente, o número de ex-funcionários da TCW que ingressaram na nova empresa cresceu para 45.

Em uma reportagem de capa, em fevereiro de 2011, Barron's chamou Gundlach de "o novo rei dos títulos", tirando o manto do titã de renda fixa de longa data, Bill Gross.

Em 2013, a Institutional Investor o nomeou "Gerente de Dinheiro do Ano". 

Em 2012, 2015 e 2016, foi nomeado um dos "Cinquenta Mais Influentes" na Bloomberg Markets. 

Em 2017, ele foi incluído no Hall da Fama da Renda Fixa da FIASI.

Gundlach  era casado com Nancy Draper, baixista de sua antiga banda. Os dois se divorciaram em 2010.

O bilionário atualmente mora em Los Angeles, na Califórnia e é um ávido colecionador de arte moderna.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.