O empresário bilionário Hamish Harding está entre as cinco pessoas a bordo do submarino que desapareceu durante uma expedição até os destroços do Titanic.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Além dele, estavam dentro da embarcação Shahzada e Suleman Dawood, membros de uma das famílias mais ricas do Paquistão; Paul-Henry Nargeolet, ex-mergulhador da Marinha francesa apelidado de Senhor Titanic; e o dono da empresa da expedição, Stockton Rush.

O contato com o submarino de pequeno porte da OceanGate foi perdido cerca de uma hora e 45 minutos após o mergulho nas profundezas do Atlântico e ainda não foi encontrado.

Hamish Harding é um empresário da aviação, piloto de aeronaves e aventureiro experiente. 

Aos 58 anos, o bilionário já visitou o Pólo Sul várias vezes, voou para o espaço a bordo do quinto voo tripulado da empresa Blue Origin, de Jeff Bezos.

Além disso, detém três recordes do Guinness, incluindo o maior tempo em profundidade total do oceano durante um mergulho na parte mais profunda da Fossa das Marianas.

Conheça a trajetória de Hamish Harding que está entre os cinco tripulantes desaparecidos da expedição ao Titanic.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Quem é Hamish Harding?

Hamish Harding é o fundador e presidente da Action Aviation, empresa de operações aeronáuticas com sede em Dubai e fundador da empresa de investimentos de capital privado Action Group.

O britânico, que também é aviador, com licença de piloto de transporte aéreo e de jatos, também preside a sede do Oriente Médio do Explorers Club, que se autodenomina uma “sociedade profissional multidisciplinar dedicada ao avanço da pesquisa de campo, exploração científica e conservação de recursos”.

Vida e carreira

De acordo com um artigo anterior da Business Aviation Magazine, Hamish Harding é britânico, mas cresceu em Hong Kong com seus pais.

Enquanto estudava na Universidade de Cambridge, Harding recebeu sua licença de piloto privado em 1985.

No final dos anos 90 e início dos anos 2000, ele “transitou de pilotar aeronaves leves para pilotar jatos”, disse à revista.

Harding é formado em Ciências Naturais e Engenharia Química na Universidade de Cambridge.

Em 2004, fundou e exerce a posição de presidente da Action Aviation, uma empresa de vendas global que “oferece uma ampla gama de serviços, incluindo corretagem de aeronaves, gerenciamento de aeronaves e financiamento de aeronaves”, de acordo com seu site

Harding se anuncia como um especialista “em encontrar aeronaves em todo o mundo que são difíceis de adquirir, com a capacidade de fazer compras de estoque, bem como fornecer financiamento baseado em ativos para alguns clientes”.

Outra companhia do grupo é a Action Property Group, fundada em 2006, que investe no mercado imobiliário de luxo em países como Estados Unidos e Inglaterra. 

Há ainda a Action Productions, que investe em filmes e já fez parcerias com produtoras de Hollywood.

Piloto de avião, Harding já bateu 16 recordes mundiais de aviação, entre eles, o de circunavegação mais rápida já registrada, pelos Pólos Norte e Sul, em 2019.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em março de 2021, Harding juntou-se ao empresário e aventureiro norte-americano Victor Vescovo em um mergulho até o ponto mais profundo da Fossa das Marianas.

A 10 quilômetros abaixo da superfície, a dupla bateu recorde ao permanecer por 4 horas e 15 minutos no local.

Em junho de 2022 , Hamish Harding foi uma das cinco pessoas a voar a bordo da quinta missão tripulada da Blue Origin, de Jeff Bezos, ao espaço. Nessa mesma missão viajou também o brasileiro Victor Hespanha.

Harding também viajou várias vezes ao Polo Sul, duas nas quais estabeleceu recordes. 

A primeira foi em 2016, com o astronauta Buzz Aldrin, que se tornou a pessoa mais velha a chegar ao Polo Sul.

A segunda foi em 2020, com seu filho Giles Harding, de 12 anos, que se tornou o mais novo a visitar o local.

Em 18 de junho de 2023, Harding partiu para mais uma de suas aventuras, desta vez a bordo do submarino Titan, operado pela OceanGate, que partiu para uma expedição para visitar o local dos destroços do Titanic. 

Em um post no Instagram, ele disse que estava “orgulhoso” em anunciar que estava se juntando à expedição, que provavelmente seria a única excursão desse tipo aos destroços este ano devido às más condições. “Mais atualizações de expedição a seguir SE o tempo permitir!” ele escreveu.

Na publicação, ele afirma que se juntaria à viagem na condição de "especialista da missão".

Harding estava “ansioso para realizar pesquisas” no local do Titanic, disse Richard Garriott de Cayeux, presidente do The Explorers Club, um grupo ao qual Harding pertencia.

No entanto, cerca de 1 hora e 45 minutos após o início do mergulho, a tripulação do navio de expedição canadense Polar Prince perdeu contato com o submersível.

De acordo com o perfil do corretor de aeronaves no site de seu projeto de 2019, One More Orbit: "Quando não está pilotando jatos, [Harding] mora com sua família e dois golden retrievers nos Emirados Árabes Unidos, um local central para seu negócio global de aeronaves." 

O site também detalha que Harding tem uma esposa chamada Linda e uma enteada chamada Lauren. 

Harding também tem dois filhos adolescentes chamados Rory e Giles, que às vezes aparecem em suas redes sociais.

O patrimônio líquido exato de Harding é desconhecido. Alguns veículos britânicos referem-se a Harding como um bilionário. No entanto, ele não aparece na lista de bilionários da Forbes.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.