Emmett Shear, ex-CEO da plataforma de streaming Twitch, foi anunciado como CEO interino da OpenAI após a demissão de Sam Altman.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Com isso, Mira Murati, que havia sido nomeada CEO interina com a saída de Altman, volta ao cargo de diretora de tecnologia da companhia.

“Aceitei este trabalho porque acredito que a OpenAI é uma das empresas mais importantes que existem atualmente”, disse Shear ao anunciar a sua contratação pela OpenAI em um post no X (ex-Twitter).

Shear, que fez parte do primeiro lote do acelerador de startups Y Combinator junto com Altman, o fundo de startup que investiu nas primeiras empresas de ambos.

Ele é conhecido como um defensor declarado da segurança no desenvolvimento de inteligência artificial e já deu entrevistas alertando sobre os riscos do IA.

Conheça mais da trajetória do cofundador do Twitch e novo CEO da OpenAI.

Quem é Emmett Shear

Emmett Shear é o CEO interino da empresa de inteligência artificial OpenAI. Ele foi nomeado pelo conselho em 19 de novembro de 2023 após a destituição do ex-CEO Sam Altman dois dias antes.

Anteriormente, ele foi cofundador e CEO da Twitch, cargo em que ocupou até início de 2023.

Vida e carreira

Emmett Shear nasceu em 1983 e cresceu em Seattle, nos Estados Unidos.

Graduado em ciência da computação pela Universidade de Yale, Shear iniciou no círculo de startups em 2005, como cofundador da Kiko, uma empresa que desenvolve um calendário baseado na web.

A Kiko chegou a ser apoiada pela aceleradora de startups Y Combinator, mas não durou muito.

Shear passou pelo programa novamente com o cofundador Kiko, Justin Kan, desta vez para a  Justin.tv, um site de streaming de vídeo com transmissões ao vivo, 24 horas por dia.

A Justin.tv foi criada em 2006 para transmitir ao vivo a vida de Justin Kan, seu amigo de infância e colega de classe.

Embora a experiência tenha durado pouco, o Justin.tv se expandiu para permitir que praticamente qualquer pessoa transmitisse vídeos em tempo real para a Web. 

A plataforma de vídeo se tornou muito popular entre os jogadores de videogame e acabou evoluindo para Twitch.tv, em  2011. Com isso, Shear tornou-se o CEO da nova empresa.

Em 2014, a Amazon adquiriu o Twitch por US$ 970 milhões. Shear permaneceu como CEO da até março de 2023, quando anunciou que estava saindo para se dedicar “à nova fase da sua vida”, após se tornar pai.

No entanto, seu tempo fora do mundo das startups durou pouco. Em 19 de novembro de 2023, Shear foi nomeado CEO interino da OpenAI, após a demissão de Sam Altman pelo conselho dois dias antes.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.