A maioria das pequenas empresas nos Estados Unidos está potencialmente a 20 dias da falência, se não puderem reabrir ao público.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A pesquisa do JPMorgan Chase Institute com 597 mil pequenas empresas, feita de fevereiro a outubro de 2015.

A análise apontou que metade das pequenas empresas possui uma reserva financeira para continuarem fechadas (lockdown) por 27 dias, devido a pandemia do Coronavírus.

O impacto do Coronavírus nas ações da bolsa de valores foi imediato, algumas empresas listadas em bolsa chegaram a cair mais de 50%

A pequena empresa possui um saldo médio diário em dinheiro de US$ 12.100, com maior variação entre as indústrias e empresas de maior porte.

As indústrias com mão-de-obra intensiva têm uma reserva ainda menor, como restaurantes que possuem apenas 16 dias em média.

O estudo levou em conta o número de dias em que uma empresa pode continuar pagando as obrigações:

  • Folha de pagamento;
  • Fornecedores;
  • Pagamento de empréstimos;
  • Pagamento de sócios e investidores.

Não foi levado em conta dinheiro de outras formas de receitas, como descontos de impostos, investimentos de terceiros ou reserva financeira pessoal dos proprietários.

O objetivo da pesquisa é tornar os dados públicos, para que o governo adote políticas de ajuda a empresas de diferentes setores da economia:

  • pequenas empresas;
  • organizações sem fins lucrativos;
  • instituições financeiras que ajudam pequenas empresas a gerenciar o seu fluxo de caixa;
  • pequenos empresários que buscam referências para orientação no gerenciamento do seu próprio caixa.

Para que serve a Reserva de Caixa

Para a maioria das pequenas empresas, a reserva de caixa é uma ferramenta crítica para atender às necessidades de liquidez do negócio.

O caixa livre da empresa permite ao empresário pagar funcionários e fornecedores normalmente, sendo uma ferramenta importante a ser usada em tempos de crise, como a atual quarentena que estamos vivendo.

É um recurso ainda mais importante para pequenas empresas com acesso limitado ao crédito.

Em outras palavras, usar das reservas de caixa (caixa livre da empresa) é uma medida essencial na vitalidade e segurança de uma pequena empresa.

Apesar de importante, a maioria das pequenas empresas detém um nível insuficiente diante de uma desaceleração econômica significativa, que pode ser causada pela pandemia do Coronavírus.

Quanto Tempo as Empresas Sobrevivem Fechadas

O JPMorgan Chase Institute calculou os dias de reserva de caixa calculando a proporção de quanto dinheiro uma empresa tinha no final do dia, em média, para as saídas diárias médias.

O número médio de dias de reserva de caixa em todas as pequenas empresas foi de 27 dias.

E 25% das pequenas empresas mantém menos de 13 dias de reserva financeira.

Em média, os restaurantes têm apenas 16 dias de caixa, em parte por causa da intensidade de trabalho que devem operar.

A falta de reserva está se tornando um grande problema, já que restaurantes e bares são obrigados a parar de atender os clientes devido ao surto de coronavírus, provocando medo de que muitos fechem para sempre.

Enquanto isso, as imobiliárias têm uma mediana de 47 dias de reserva em dinheiro.

Veja quantos dias os diferentes setores suportam fechados:

Gráfico: Quanto tempo as empresas sobrevivem fechadas pelo Coronavírus.
Gráfico: Quanto tempo as empresas sobrevivem fechadas pelo Coronavírus. Fonte: JPMorgan Institute.

Pequenas empresas em setores com mão-de-obra intensiva ou com baixos salários mantêm menos dias de reserva em dinheiro, do que aquelas em setores com maior capital ou maiores salários.

Gráfico: empresas com mão de obra intensiva sobrevive menos dias fechadas
Gráfico: empresas com mão de obra intensiva sobrevive menos dias fechadas. Fonte: JPMorgan Institute.

Veja a participação no total de empregos nos EUA para pequenas empresas em cada segmento

Gráfico: total de empregos por setor nos EUA.
Gráfico: total de empregos por setor nos EUA. Fonte: JPMorgan Institute.

As pequenas empresas dos setores B2B (business-to-business) não mantêm dias de reserva de caixa muito diferentes das empresas do setor B2C (business-to-consumer).

Onde Investir R$ 1 Milhão (ou mais)? Baixe Grátis a Carteira de Investimentos dos Milionários.

Conclusão

O estudo do JPMorgan Chase Institute destaca que os dias de reserva de caixa é um indicador importante na saúde financeira das pequenas empresas.

“Muitas pequenas empresas não terão caixa suficiente para continuar as operações diante de uma perda de receita por 30 dias devido a uma desaceleração econômica causada pelo Coronavírus.”

Intervenções do governo para ajudar os pequenos empresários a gerenciar melhor o dinheiro, podem ajudar na saúde financeira de setores que fornecem a base econômica para grande parte da população de um país.

O estudo também chama a atenção para a oportunidade de desenvolver novas políticas de crédito, que visam ajudar um grande número de pequenas empresas.

Especialmente as mais frágeis financeiramente, que são indústrias de mão-de-obra intensiva ou de baixos salários, ao invés das políticas que visam pequenas empresas com maior capital de giro ou atendendo a grandes empresas.

Finalmente, o governo, advogados e parceiros do setor privado devem focar a atenção na liquidez (reserva de caixa), como uma característica importante do cenário de crédito.

Novos programas educacionais e ofertas de crédito com foco na formação de caixa, podem ajudar os pequenos empresários a gerenciar melhor sua liquidez e melhorar substancialmente a resiliência financeira do seu setor.

Como Acompanhar o Mercado Financeiro? Baixe o Aplicativo com Análises de Especialistas