O que é Qualidade dos lucros

Qualidade dos lucros é um indicador presente em muitos relatórios financeiros, cujo objetivo é ser decisivo na tomada de decisões dos investidores, em relação à alocação de ativos.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Qualidade dos lucros consiste em relatórios financeiros que recolhem as informações financeiras de determinadas empresas, visando elencá-las em padrões altos de qualidade.

Qualidade dos lucros pode ser usado por investidores, credores, sempre tendendo a fornecer as melhores informações e recursos para tomadas de decisão

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Características de Qualidade dos lucros 

Qualidade dos lucros, então, auxilia na análise de comportamento de uma empresa, sendo que se sua reputação corporativa for positiva, condicionará em uma melhor avaliação no mercado de Ações.

Assim, Qualidade dos lucros tende a categorizar uma empresa com reputação positiva baseando-se na persistência de lucros que a mesma tem no mercado de ações da bolsa de valores (B3).

Além disso, a percepção da Qualidade dos lucros também se baseia nas percepções dos investidores, e dos demais usuários que não estão diretamente ligados à empresa, mas que usufruem dela.

Então, pelos relatórios financeiros e contábeis da Qualidade dos lucros, são apresentadas informações neutras, através de métricas que auxiliam na identificação de alocações eficientes ou não.

Também, são informados os riscos e retornos possíveis aos investidores, assim como demais informações que contribuam para as tomadas de decisões.

Há decisões que podem se basear em baixa qualidade ou, então, em lucros exagerados ou ganhos defeituosos, o que influenciará na propagação de riquezas não intencionais.

No caso dos lucros exagerados, por exemplo, há uma tendência à compensação excessiva, que oculta casos de deterioração e permite aos credores continuar os empréstimos, assim como aos investidores, investir.  

Além disso, os lucros de baixa qualidade não são eficientes, pois diminuem o crescimento econômico e induzem a uma má distribuição de capital, além de sinalizarem alocações com defeito.

Uma maior Qualidade dos lucros permite que haja uma análise mais aprofundada do desempenho da empresa, trazendo maiores informações sobre a mesma.

Logo, é possível caracterizar três aspectos importantes em relação à Qualidade dos lucros. São eles:

  • Decisão-relevância;
  • Lucro informativo de desempenho;
  • Capacidade de mensuração do sistema contábil.

Em relação à decisão-relevância, entende-se que a Qualidade dos lucros é determinada segundo um contexto restrito somente para caracterizar a relevância das informações.

Já em relação ao lucro informativo, a Qualidade dos lucros define o desempenho financeiro e contábil de uma empresa apenas se o lucro for informativo.

Por fim, em relação ao sistema contábil, tem-se que a importância da Qualidade dos lucros também é determinada pela capacidade do sistema mensurar o seu desempenho. 

Persistência de lucros e Qualidade dos lucros 

Baseando a Qualidade dos lucros através da persistência de lucros, observa-se que resultados mais eficientes geram melhores modelos de avaliação de patrimônio, assim como maior qualidade de resultados.

A persistência de lucros auxiliará na projeção dos resultados da empresa, o que ajudará na avaliação dos ativos da mesma.

Assim, quanto mais persistentes forem os resultados dos lucros de determinado período, mais sustentável será futuramente.

Então, quanto mais persistente e sustentável forem estes lucros, melhor será a previsão de fluxo de caixa de uma empresa, o que será determinante nas tomadas de decisão.

Dessa forma, pode-se considerar que a alta Qualidade dos lucros trará uma projeção positiva de crescimento, sendo um fator muito atrativo para a empresa.

Vale ressaltar que a persistência de lucros, por si mesma, não indica a alta Qualidade dos lucros. Isso porque deve-se considerar diversos períodos e não um somente isolado.

Além disso, o fluxo de resultados e os lucros devem ser, de fato, amostras da Qualidade dos lucros em dado período, para que possa projetar seu desempenho de persistência de lucros futuros.