O que é Q de Tobin

Q de Tobin é um cálculo que visa avaliar o valor de mercado de determinada empresa, considerando o custo de reposição do capital que ela necessita.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Isto influenciará na decisão da companhia em relação aos investimentos, além de, externamente, também auxiliar no mercado de Ações.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como calcular Q de Tobin 

Q de Tobin é um cálculo criado em 1969, pelo economista James Tobin, que considera o valor das ações de empresas e o valor contábil de reposição dos ativos circulantes.

Além disso, Q de Tobin acaba incluindo o lucro esperado do capital instalado no presente e no futuro, e o gasto mínimo necessário em ativos não-circulantes.

Assim, usa-se Q de Tobin para observar o valor de mercado de uma empresa, identificando se elas estão superestimadas ou subestimadas, sendo determinantes para investimentos.

Então, calcula-se Q de Tobin da seguinte maneira:

Q de Tobin = Valor de Mercado do Capital / Custo de Reposição do Capital

Ou seja, é o quociente do valor de mercado do capital pelo custo de reposição do capital.

Desta divisão, obtém-se a razão Q - o próprio Q de Tobin - que se baseia em uma média 1, sendo que cada um dos resultados tem um significado diferente.

Os significados são:

  • Maior do que 1;
  • Igual a 1;
  • Menor do que 1.

Quando uma empresa apresenta um Q de Tobin maior do que 1, significa que o valor de mercado do capital é menor do que o custo de reposição do capital.

Isso consiste em um resultado que define a empresa como subestimada, não sendo recomendado à própria companhia realizar investimentos em si própria.

Quando uma companhia apresenta Q de Tobin igual a 1, quer dizer que o valor de mercado do capital e o custo de reposição do capital são equivalentes.

Ou seja, o valor de mercado da empresa será igual aos gastos que terá para sua manutenção interna de ativos não-circulantes, especialmente.

Já quando o Q de Tobin vale menos do que 1, significa que os custos de reposição de capital são menores do que o valor de mercado.

Ou seja, é um bom cenário para a empresa realizar investimentos em si mesma, pois terá um valor superestimado.

Então, quer dizer que os gastos com sua operação interna estão abaixo do seu valor no mercado de ações, o que pode ser atrativo também para outras empresas e investidores.

Limitações de Q de Tobin

Pesquisadores e teóricos refletem acerca deste cálculo de Q de Tobin como sendo limitado e não diretamente observável. Deste modo, alguns pesquisadores usam um Q de Tobin médio.

O Q de Tobin médio é calculado através da seguinte fórmula:

Q de Tobin = (VMA + VMD) / VRA

Sendo que cada sigla significa:

  • VMA: o valor de mercado das ações da companhia;
  • VMD: o valor do capital de agentes externos, assim como também inclui as dívidas e seu valor de mercado;
  • VRA: o custo de reposição dos ativos circulantes e não-circulantes.

Segundo economistas, o custo de reposição dos ativos engloba mais do que ajuste monetário através de indicadores da inflação, e de depreciação ao longo dos anos. 

É importante, também, considerar qual a capacidade produtiva dos ativos e de quanto será necessário pagar para aquisição de novos, sempre procurando baixo custo.

Outros fatores que influenciam no cálculo de Q de Tobin, aqui no Brasil, são a taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), assim como taxa de juros básica (Selic).

Vale ressaltar que as limitações também consistem na busca por precisão, haja vista que são muitos fatores e elementos que influenciam em seu cálculo e que podem oscilar bastante.