O que é Put Spread

Put Spread é um conjunto de estratégias de realização de vendas e compras simultâneas de opções no mercado financeiro, com preços de exercício diferentes.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Através da Put Spread, é possível comprar uma put valendo um certo preço de exercício, assim como vender outra put com outro preço de exercício inferior.

Os preços de exercício se diferem, mas a quantidade e a data de vencimento das puts são iguais. Logo, Put Spread é recomendada quando o mercado opera em baixa.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona Put Spread 

Put Spread  funciona através da compra e venda simultânea de put, sendo negociado em um setor da bolsa de valores (B3) chamado mercado de opções.

Put Spread consiste em, simultaneamente, comprar uma put que tenha seu preço de exercício superior ao preço da ação no momento da operação e vender outra put com preço menor.

Isto é, a venda desta outra put se baseará em um preço de exercício menor ao preço da ação naquele mesmo momento da operação de compra da put.

Devido à venda da put, seu titular recebe um prêmio que, previamente estabelecido em contrato, determina que deverá comprar a ação caso essa opção seja exercida no mercado.

Ainda, está acordado também que isto valerá dentro de uma data de vencimento e um preço fixado já no momento de negociação da put.

Ao mesmo tempo em que ocorre esta venda, haverá a compra da put, em que o titular paga por um prêmio.

Este prêmio o permite vender esta mesma ação, em um valor fixado, até a data limite de vencimento. 

Há uma tendência em receber uma menor quantidade ao vender a put do que se paga pelo valor do prêmio.

Então, através da Put Spread, espera-se encontrar três resultados diferentes, a depender do preço da ação no momento em que se realiza essa estratégia. São eles:

  • Lucro máximo;
  • Variação entre lucro máximo até prejuízo máximo;
  • Prejuízo máximo.

A possibilidade de obter o lucro máximo ocorre quando o preço da ação, durante a operação, for menor do que o preço da put de venda.

Logo, a opção será exercida na put adquirida, assim como o titular poderá exercer na put lançada.

Em outra situação, poderá oscilar entre este lucro máximo até o prejuízo máximo caso o preço da ação esteja entre os preços de exercício da put de compra e da put de venda.

Por fim, poderá ocorrer o prejuízo máximo quando o preço de exercício da put de compra for menor do que o preço da ação naquele momento de operação.

Este prejuízo máximo é igual ao custo de montagem da operação, já que tanto a compra da put quanto a venda da put contém a mesma quantia dessa ação determinada.

Nessa operação de Put Spread, em específico, a opção da put comprada assim como a put vendida não serão exercidas. 

Características de Put Spread 

Há algumas características a observar em relação à operação da Put Spread, que podem ser dadas como positivas ou negativas.

Os traços positivos seriam em relação a ser uma estratégia que pode ser usada quando o cenário do mercado está em queda. Além disso, não há alto custo para realizá-la. 

Ainda, há certo limite de perda dentro do prejuízo máximo. Também, não é uma operação que demanda garantias, sendo que a própria compra de opção supre a venda da opção.

Por outro lado, o mercado de opções, de um modo geral, exige uma certa experiência maior para negociação, pois é um mercado com grande risco.

Assim, é importante realizar um Teste de Perfil de Investidor para saber se o investimento é adequado ao perfil agressivo ou moderado, que são os mais indicados para negociar no mercado de opções.