O que é Pump and Dump

Pump and Dump é um tipo de fraude cometida no mercado financeiro, em que os golpistas induzem artificialmente a valorização dos preços de ativos através de notícias falsas.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Pump and Dump geralmente é aplicado sobre Ações que possuem baixa liquidez e baixo valor, menores do que um real, ou seja, valendo centavos.

Pump and Dump, então, é um golpe que induz os demais investidores a comprarem Ações que se supervalorizam rapidamente, porém, após isso, em um curto período, desvalorizam repentinamente.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona Pump and Dump 

Pump and Dump é uma manipulação de valores que ocorre no mercado financeiro, especialmente no mercado de Renda Variável, em ativos que são supervalorizados rapidamente por meio de notícias falsas.

O golpe consiste na compra de alta quantidade de um mesmo ativo, cuja característica é baixa liquidez e baixo valor, geralmente valendo centavos.

Essa compra é feita pelos golpistas, que podem ser um grupo organizado ou, até mesmo, uma única pessoa mal intencionada. 

Esta pessoa ou grupo vão tentar impulsionar a alta de preço desse ativo de maneira artificial, espalhando notícias falsas ou boatos em fóruns da internet ou em ligações de telemarketing.

A fase em que se espalha esses boatos é chamada de “pump” - em inglês, significa “inflar”. Ou seja, é o momento em que se induz artificialmente o aumento de preço. 

Nesta fase, a tendência é ocorrer a atração de compra de um número grande de ativos por muitos investidores, e seu preço aumentar.

Quando um ativo demonstra um comportamento anormal como esse, pode ser que muitos investidores, especialmente os mais inexperientes, atraiam-se por ele, devido ao potencial de lucro.

Neste momento, ocorre o chamado “dump” - em inglês, “largar” - por parte dos fraudadores, pois rapidamente eles vendem a grande quantidade que foi comprada daquele ativo, com margem de lucro.

Posteriormente a esta movimentação, há uma grande queda do valor desse ativo, visto que há uma alta demanda e pouca oferta após a venda repentina de grande quantidade do ativo.

Assim, aos investidores que caíram no golpe, é gerado um grande prejuízo, pois foram manipulados com informações fraudulentas, perdendo o valor investido.

Um outro exemplo comum de acontecer, de Pump and Dump, é no mercado das criptomoedas, pois ainda é um ambiente com pouca regulamentação, sendo um mercado descentralizado.

Dessa maneira, é fácil que boatos sejam espalhados, gerando uma grande especulação de valores, especialmente porque nos últimos anos esse tipo de mercado se evidenciou através do Bitcoin.

Como evitar Pump and Dump 

Pump and Dump é uma manipulação recorrente no mercado financeiro, que cresceu com a internet, especialmente em relação aos investidores que estão começando e não têm muita experiência.

Devido a facilidade e rapidez de informações que são trocadas no mundo virtual, Pump and Dump é uma prática que, infelizmente, pode atrair os investidores iniciantes.

Mas, não somente os iniciantes, alguns outros investidores com maior experiência podem cair no golpe, pois são, geralmente, ofertas muito atrativas, sendo capaz de confundi-los.

Dessa forma, deve-se estar atento às notícias falsas que podem ocorrer, citando fontes “confiáveis” em que uma certa empresa grande vai comprar outra uma companhia menor.

Ou, então, observar que determinada empresa conseguiu produzir ou encontrar uma matéria-prima muito inusitada, que não confere com informações constantes que aparecem na mídia.

Aos investidores com maior experiência, vale observar, por exemplo, Ações de segunda linha, cuja liquidez é baixa, porém eles devem interpretar informações e implementar estratégias de maneira cautelosa.

Parte dessas estratégias é fazer simulações, estudar e investir em fundamentos, ou seja, ter uma base sólida de conhecimento sobre o tipo de ativo e a empresa.

Assim, de maneira geral, deve-se desconfiar das informações de telemarketing de corretoras e de fóruns da internet, que prometem ativos, especialmente Ações, com enunciados muito chamativos, que destoam do comum.