O que é Ptax

Ptax é uma taxa de câmbio usada como referência do real para o dólar norte-americano no mercado de câmbio brasileiro e é publicada diariamente pelo Banco Central.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Ptax é uma taxa utilizada como a principal referência de cotação entre o real e o dólar norte-americano, em diversos produtos como os contratos futuros e de opções da bolsa de valores B3.

A origem do nome se deu a partir de uma transação do Sisbacen (Sistema do Banco Central) chamada PTAX800, importante para consulta de câmbio até 2014. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como se calcula Ptax 

Ptax é uma taxa de câmbio calculada unicamente pelo Banco Central do Brasil, que publica todos os dias informes da cotação entre real e dólar estadunidense.

Desde 2004, houve uma massiva inserção do Brasil no mercado financeiro internacional, gerando um aumento do mercado de câmbio do Brasil.

Até meados de 2011, Ptax era calculada a partir de uma média ponderada de contratos interbancários de câmbio.

Porém, surgiu uma urgência por mudança na forma de calcular, de forma que englobasse mais contratos e cotações na metodologia que era utilizada.

Então, Ptax, a partir de setembro de 2011, é calculada através da média das cotações analisadas pelo Banco Central, usando como referência instituições financeiras que são consideradas dealers de câmbio.

Os dealers são escolhidos pelo Banco Central a cada doze meses, podendo credenciar até 14 instituições financeiras, a partir de alguns critérios, como:

  • Volume esperado;
  • Frequência de participação nos leilões de câmbio do Banco Central;
  • Qualidade das cotações que são apuradas para cálculo de Ptax;
  • Qualidade de informações apuradas e passadas para a mesa de câmbio do Banco Central.

Na consulta aos dealers, para a realização dos cálculos, o Banco Central estipula quatro momentos cuja liquidez está alta no mercado de câmbio. 

Os momentos das quatro consultas podem acontecer na seguinte ordem: das 10h às 10h10; 11h às 11h10; 12h às 12h10; e 13h às 13h10.

Dentro de cada intervalo de dez minutos, essa consulta pode acontecer. Os dealers têm dois minutos para mandar as cotações que considerarem relevantes, através de uma janela que abrirá. 

Não há um horário preciso dentro de cada intervalo de 10 minutos, acontecendo ao acaso, sendo importante os dealers estarem atentos a cada um dos quatro momentos estipulados.

Em cada um desses momentos, cabe aos dearlers elegerem uma taxa de compra e uma taxa de venda para informar, referentes às taxas de câmbio entre real e dólar norte-americano.

Quando a janela abrir, eles devem informar as duas taxas específicas que considerarem mais relevantes.

No final dos quatro intervalos, o Banco Central exclui as duas maiores taxas e as duas menores, em relação à venda e compra.

Assim, as médias das taxas de Ptax serão divulgadas em quatro boletins diferentes, mas, antes, é conferido se as taxas médias estão compatíveis com as praticadas no mercado interbancário.

Depois disso, um quinto boletim é publicado, contendo a média simples dos quatro outros boletins.

Cada dealer tem seu desempenho avaliado todo mês. Caso algum deles tenha mais de 50% das cotações excluídas do cálculo nesse período, ele será retirado no período posterior.

Princípios de Ptax 

Ptax segue uma lista de princípios da IOSCO (International Organization of Securities Commissions), publicada em 2013, chamada “Principles for Financial Benchmarks”.

É uma lista de dezenove princípios que uma instituição financeira deve seguir para publicar taxas de referência, seja de juros ou de câmbio.

Estes princípios são regidos por quatro principais temas. São eles: 

  • Governança;
  • Qualidade da taxa de referência;
  • Qualidade da metodologia;
  • Prestação de contas.

Resumidamente, Ptax deve, em relação ao princípio de governança, divulgar amplamente seus dados e metodologia de cálculo para o mercado de câmbio.

Além disso, é preciso ter qualidade em relação à taxa de referência e metodologia, apurando as cotações adequadamente, com dealers comprometidos.

Também é necessário, constantemente, prestar contas. No caso, Ptax sempre faz monitoramento e auditoria, além de contar com um canal de atendimento ao público do Banco Central.