Hoje vamos falar sobre um setor resiliente na bolsa, que opera com uma dinâmica diferente da maioria das empresas: o setor das seguradoras.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Muito provavelmente você já deve ter contratado algum tipo de seguro, seja para seu carro, seja para sua casa, seguro de vida, seguros de viagem, plano de saúde...e por aí vai.

De forma muito resumida, o lucro no segmento vem do que as empresas recebem pela venda dos seguros menos o que elas devem pagar quando alguém aciona o seguro.

As empresas inseridas no setor de seguros, pelo seu modelo de negócio, captam recursos mediante os “prêmios” e alocam esse capital em determinados produtos financeiros.

Isso acontece porque existe um gap temporal entre o pagamento do prêmio por parte do cliente e a necessidade de uso do recurso por parte da empresa para honrar os sinistros dos clientes.

Seguradoras trabalham sem dívida e usam o floata seu favor.

Esse é um dos motivos pelos quais empresas com caixa significativo são impactadas positivamente em cenários de juros elevados.

Tanto no Brasil quanto no exterior, o resultado financeiro de uma empresa seguradora é muito representativo dentro do resultado líquido da empresa.

Tudo isso sem esquecer da gestão operacional, que também é importante.

→ Você Tem o Mapa dos Dividendos Mensais? Baixe Grátis o Calendário de Dividendos.

No entanto, a correta administração do float pode alavancar de forma expressiva os resultados líquidos desse tipo de empresas.

O setor oferece uma certa previsibilidade na geração de caixa. Tal caraterística permite que a distribuição de dividendos seja uma prática habitual em empresas do setor.

No Brasil, o mercado de seguros vem crescendo e bateu recorde de arrecadação, mesmo em ano de pandemia.

O segmento possui um mercado potencial enorme, com consumidores demandando cada vez mais esse tipo de serviço.

Dentro das empresas seguradoras listadas na bolsa de valores, existem diversos segmentos como saúde, automóvel, previdência e até resseguradoras (seguradoras de seguradoras).

Vamos observar de perto o caso da Porto Seguro (PSSA3), terceira maior seguradora do país e líder nos segmentos automóvel, residencial e empresarial.

No segmento auto o market share da Porto é de aproximadamente 29%.

A grande escala permite reduzir custos, oferecer uma melhor qualidade nos serviços e ter uma rede comercial enorme de corretores espalhados pelo país.

A empresa se caracteriza por ter um histórico bom de distribuição de proventos

Histórico de distribuição de dividendos pela Porto Seguro
Histórico de distribuição de dividendos pela Porto Seguro. Fonte: GuiaInvest PRO

Esperamos um Dividend Yield interessante para os acionistas da empresa durante 2022 e essa é uma das razões para ela figurar na carteira do Canal Seleção de Dividendos.

Olhando para o histórico recente da empresa, com o início da pandemia, o setor de seguros de veículos foi beneficiado com o isolamento social.

Menos circulação de pessoas significou menos acidentes e menor sinistralidade.

Com menos sinistros, menores desembolsos para honrar as solicitações dos clientes.

Com a retomada da circulação das pessoas, os índices de sinistralidade aumentaram para patamares pré-pandemia novamente.

A alta da inflação (mais de 10% no último ano) gerou uma pressão na operação da Porto Seguro.

Suas operações estão concentradas no seguro de automóvel, cujas despesas estão relacionadas à veículos e peças que foram fortemente impactados pelo efeito inflacionário.

A falta de peças no mercado automobilístico impactou significativamente a inflação no setor.

Durante 2022, a inflação deve recuar, segundo informações do boletim Focus, reduzindo assim a pressão provocada pela sinistralidade.

Ao mesmo tempo, a Porto Seguro já está ajustando os preços dos seguros em linha com a elevação dos custos dos sinistros.

Essa capacidade da empresa repassar custos mostra a sua dominância setorial.

Se a situação ficou complicada para a líder no segmento automóvel, pode se imaginar como as concorrentes menores estão sofrendo.

Por ser líder de mercado, a escala da Porto faz com que o impacto da sinistralidade seja menor nela do que em concorrentes menores.

O seu poder de barganha permite comprar peças em maior escala e reduzir seus custos. 

Gráfico de Preço/Lucro da PSSA3
Gráfico de Preço/Lucro da PSSA3. Fonte: GuiaInvest PRO

Em termos de valuation, a ação está sendo negociada com um desconto interessante com um P/L de 8,5x, abaixo de sua média histórica.

O seu P/VP de 1,3x também mostra uma janela atrativa para a compra da ação.

Indicadores da Porto Seguro
Indicadores da Porto Seguro. Fonte: GuiaInvest PRO

O cenário macroeconômico atual, precificando uma Taxa Selic para final de 2022 de 11,75%, deve beneficiar o resultado financeiro da companhia.

Com um resultado positivo das receitas financeiras, a Porto pode se permitir um resultado operacional mais modesto (com preços mais competitivos no mercado para seus clientes).

Com preços de seguros mais convidativos por parte da Porto e com as concorrentes sofrendo devido à inflação, a oportunidade de ganho de market share fica latente.

Os planos de crescimento da Porto Seguro são ambiciosos. A empresa já indicou que pretende dobrar o número de clientes em 5 anos.

A operação da companhia foi dividida em 4 verticais:

  • Seguro;
  • Saúde;
  • Serviços;
  • Financeiro.

A reestruturação foi implementada para intensificar o crescimento, acelerando o cross selling de seus produtos entre sua vasta base de clientes.

Na Seleção de Dividendos continuamos acompanhando de perto a empresa para verificar a evolução dos resultados nos próximos trimestres.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.