O que é PSR - Preço sobre Receita

PSR - Preço sobre Receita é um indicador da análise fundamentalista que compara companhias, a fim de mostrar quais possuem maiores ou menores valores de ações.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Além disso, PSR - Preço sobre Receita também faz com que o mercado financeiro avalie as receitas de vendas e o valor de mercado das empresas de um mesmo setor.

Assim, ao realizar a comparação entre as receitas e o valor de mercado de uma empresa, obtém-se o indicador PSR - Preço sobre Receita. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona PSR - Preço sobre Receita 

PSR - Preço sobre Receita é, então, um indicador dos preços de Ações das empresas, relacionando as receitas de vendas e o valor de mercado de cada companhia.

Utiliza-se PSR - Preço sobre Receita para comparar empresas de um mesmo setor da bolsa de valores (B3).

Assim, nota-se quais empresas têm maiores receitas em relação ao seu valor de mercado.

Para essa comparação, é possível observar, em empresas do mesmo setor, quais possuem ações subvalorizadas ou supervalorizadas, sendo as vendas utilizadas como parâmetro.

Também, utiliza-se uma proporção do preço por ação, ou das vendas líquidas por ação, realizadas no último período de 12 meses, no ano fiscal atual ou mais recente.

Com isso, obtém-se uma média, entre as companhias do mesmo setor da bolsa de valores, que será o PSR - Preço sobre Receita do conjunto destas empresas.

Se uma empresa apresentar um valor menor do que o PSR - Preço sobre Receita médio, significa que suas ações estão subvalorizadas. Assim, é uma condição atrativa para os investidores.

Portanto, quando o indicador PSR - Preço sobre Receita for menor do que o valor médio, é melhor para o investimento, sendo menor do que 1 (um) considerado como ótimo.

Isto é, se o indicador for menor do que um, significa que essa comparação entre receita e valor de mercado é ótima.

Vale destacar, ainda, outras vantagens que PSR - Preço sobre Receita apresenta, como:

  • Indica melhores momentos para compra de ações;
  • Sofre menores influências de eventos esporádicos, sendo mais confiável por isso;
  • Utiliza as receitas como parâmetro, sendo estas menos voláteis que o lucro, por exemplo;

Por outro lado, uma desvantagem é que PSR - Preço sobre Receita se limita a um mesmo setor de atividade, não sendo um bom parâmetro para empresas de setores distintos. 

Ainda, o uso do PSR - Preço sobre Receita deve ser complementar à análise fundamentalista. Caso se utilize apenas ele, há mais riscos aos investidores, pois desconsidera o efeito financeiro final.

Cálculo de PSR - Preço sobre Receita 

O cálculo de PSR - Preço sobre Receita é uma divisão entre o valor de mercado de certa empresa pela receita líquida total em um determinado período - geralmente 12 meses.

PSR - Preço sobre Receita foi idealizado pelo analista Kenneth Fisher, em 1984, com a intenção de definir quais eram as melhores ações para se investir, em determinado setor.

Para isso, o analista pretendia identificar ações de empresas que tinham grande potencial de crescimento de receita ou, então, ações de empresas que já eram consideradas grandes.

Assim, foram determinadas três principais regras:

  • Evitar ações com PSR - Preço sobre Receita acima de 1,5;
  • Procurar por empresas com PSR - Preço sobre Receita menor ou equivalente a 0,75;
  • Vender ações quando o PSR - Preço sobre Receita de uma empresa estiver de 3,0 a 6,0.

PSR - Preço sobre Receita menor ou equivalente a 0,75 é interessante para investidores de perfil mais agressivo, pois as ações dessas empresas podem atingir boa rentabilidade a longo prazo.

Para as vendas, aos que têm um perfil de investidor mais conservador, é melhor vender as ações quando as empresas estiverem com um PSR - Preço sobre Receita a 3,0.

Se tiver um perfil moderado, que arrisca um pouco mais, vale aguardar e vender as ações quando as empresas subirem a um PSR - Preço sobre Receita de 6,0.