O proprietário de um Tesla Model 3 2018 disse à CNBC que ganha até US$ 800 por mês usando seu carro para minerar criptomoedas.

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Siraj Raval, que descreveu seu carro como um "computador com rodas", disse que conectou um inversor a uma tomada de força em seu carro e o usou para alimentar um computador em que rodava um software de mineração.

Embora Raval afirme que vale a pena usar o computador interno e a energia da bateria do carro para minerar criptomoedas, outros proprietários de Teslas que conversam com a CNBC não compartilham da mesma opinião.

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US$ 800 por mês minerando criptomoedas com o Tesla

​​Siraj Raval já tentou várias técnicas para usar seu carro para a mineração e disse que a mais lucrativa envolve uma mistura de hackear o computador interno do Tesla, além de conectar GPUs diretamente no motor elétrico do carro.

“É um computador com rodas ... É tão simples hackear este carro, disse Raval, que descreve o processo como essencialmente o sequestro do firmware interno do carro para permitir o uso de energia extra.

A partir daí, Raval amarra cinco GPUs em sua bateria Tesla e executa um algoritmo de hash para extrair ethereum (ETH).

Mesmo que isso possa anular a garantia do veículo do Tesla, que cobre a bateria por até oito anos, ele acredita que vale a pena. 

Ele disse que ganha entre US$ 400 e US$ 800 por mês, dependendo do valor da criptomoeda. 

O minerador de bitcoins Alejandro de la Torre disse que minerar em um Tesla é como conectar-se a qualquer outra fonte de energia.

“O principal componente é o preço da eletricidade. Se for mais barato fazê-lo com um veículo elétrico, então que seja ”, disse de la Torre.

Raval disse que gasta cerca de 20 horas por dia minerando com sua bateria Tesla e que gasta entre US$ 30 e US$ 60 por mês carregando a bateria de seu carro.

Funciona, mas 'não vale a pena'

Para o revendedor de veículos elétricos, Chris Allessi, usar um Tesla para minerar criptomoedas não vale a pena.

Allessi também usou com sucesso o firmware interno do veículo para extrair altcoins.

Como ele comprou seu Tesla antes de 2017, Allessi teve acesso ao programa Supercharging gratuito vitalício da empresa, o que significa que ele não precisa pagar para carregar sua bateria. 

Ele disse que usou esse poder gratuito para minerar criptomoedas, mas que desistiu porque não era lucrativo o suficiente.

“Não foi grande coisa”, disse ele sobre o processo. 

Ele usou o computador e a tela embutidos no carro para navegar até uma página da web que ele configurou especificamente para minerar para o token monero (XMR). 

“Eu poderia executar o programa de mineração no navegador”, explicou Allessi.

"Funcionou? Sim. Extraiu algo que valesse a pena? Não", disse Allessi à CNBC.

Apesar do valor crescente do bitcoin (BTC), Allessi estimou que a crescente dificuldade de mineração significa que se ele o extraísse agora, ele obteria cerca de US$ 1 ou US$ 2 da criptomoeda em 60 horas.

"Por que você colocaria esse tipo de desgaste em um carro de US$ 40.000 a US$ 100.000?" ele adicionou.

"A dificuldade é tão grande ... Eu poderia ganhar mais dinheiro trabalhando no McDonald's", disse ele.

O hacker e minerador de criptomoedas da Tesla Thomas Sohmers disse à CNBC que duvidava da afirmação de Raval, dizendo que não achava que seria possível lucrar tanto com a mineração usando seu carro.

Mas Raval disse que não planejava parar de minerar criptomoeda usando seu Tesla. Ele disse que isso é uma grande parte de seu plano tornar seu Tesla um robotáxi totalmente autônomo que ganhe criptomoedas sempre que não estiver dirigindo.

Embora o CEO da Tesla, Elon Musk, tenha elogiado o potencial dos veículos para se tornarem robotáxis autônomos, os Teslas de hoje ainda estão longe de serem capazes de dirigirem sozinhos. 

Mesmo assim, Raval acredita neste futuro.

“Ele usará seus ganhos, de serviços de transporte e serviços de mineração de criptomoedas, para pagar suas próprias despesas, como reparos, custos de eletricidade e atualizações, bem como investi-los em um portfólio diversificado de redes emergentes de cripto-comunidade”, ele disse.

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