O que é Prop Trading

Prop Trading é uma ferramenta utilizada pelos investidores iniciantes que não possuem muito capital para se tornarem especuladores da bolsa de valores.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Através das empresas Prop Trading (Proprietary Trading Firms), também chamadas de mesa proprietária, esses investidores novatos se associam a elas para conseguir negociar.

Nas transações, são negociados diversos tipos de ativos do mercado financeiro, como Ações, moedas, commodities, entre outros.   

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como usar Prop Trading 

As negociações de operação Prop Trading ocorrem através da mesa proprietária e podem contar com auxílio de inteligência artificial para as negociações.

Prop Trading é um mecanismo que é utilizado tanto pelos investidores quanto pelas empresas e, mutuamente, acabam se beneficiando e conseguem lucrar por meio do capital envolvido.

Os agentes que operam essa mesa proprietária são chamados de prop traders e as negociações variam de acordo com a preferência de cada um que opera os ativos.

Então, nas Prop Trading, as empresas atuam com seu capital e uma infraestrutura e os prop traders visam as operações e os lucros durante a negociação.

Durante a Prop Trading, o desempenho dos prop traders é avaliado e eles devem seguir metas e regras específicas de atuação, regras as quais podem variar de operação a operação.

Para associar-se a uma Prop Trading, três mecanismos são mais comuns. São eles:

  • Baixo ou nulo investimento inicial;
  • Alto investimento inicial;
  • Equilíbrio das partes.

No baixo ou nulo investimento inicial, o prop trader não precisa investir um alto capital, prática mais comum entre a Prop Trading. Deve, principalmente, preocupar-se com seu treinamento.

Além disso, o prop trader poderá ter gastos com algumas taxas em relação a usos de plataformas, por exemplo. 

As empresas, por outro lado, ficaram com a maior parte do lucro obtido em uma negociação.

No alto investimento inicial, o prop trader se expõe a um risco maior, investindo um capital maior que tiver, visando receber maiores lucros do que se investisse menos dinheiro.

Já no equilíbrio entre as partes, tanto as empresas quanto o prop trader combinam de investir um mesmo capital e, assim, tanto os lucros quanto as perdas serão divididos igualmente.

Vantagens de Prop Trading 

Prop Trading é um mecanismo que pode apresentar algumas vantagens, embora haja outras negociações que trazem maiores lucros, porém Prop Trading oferece menor risco.

Entre os benefícios, estão:

  • Acesso a capital maior;
  • Taxas menores;
  • Baixo risco;
  • Acesso a plataformas de treinamento;
  • Trabalho remoto.

Em primeiro lugar, como estão envolvidos tanto investidores com menor capital quanto empresas, os investidores conseguem ter acesso a este capital maior e o benefício mútuo com as empresas.

Assim, há uma probabilidade maior de lucrar mais.

Além disso, as taxas e corretagens que estão englobadas nesse processo serão menores, pois os valores de taxas para empresas é mais baixo do que os custos aos investidores individuais.

Também, como os investidores iniciantes, geralmente, investem um capital menor, eles contam com o capital maior das empresas como um montante mais relevante da Prop Trading.

Dessa forma, é possível que, com um capital maior das empresas, ainda assim esses investidores consigam correr um pouco menos de risco, possibilitando gerar lucros mais altos.

Ainda, as empresas, em geral, propiciam um acesso a plataformas de treinamento para seus prop traders, visando um bom preparo para atuar de forma mais eficiente na Prop Trading.

Sendo assim, eles costumam garantir esse treinamento, além de a própria experiência de participar de uma mesa proprietária contribua para seus conhecimentos operacionais.

Por fim, outra vantagem é que a Prop Trading pode ser realizada de forma remota, ou seja, em qualquer lugar que haja conexão de internet, como coworkings ou mesmo residências.