O que é Problemas de agência

Problemas de agência é o conflito entre agentes, isto é, acionistas e gestores, em uma mesma empresa, também chamada de agência. 

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Problemas de agência podem ocorrer devido a divergências em tomadas de decisões entre administradores e seus acionistas ou desrespeito dos direitos entre acionistas.

A tendência é que, quanto maior uma empresa, maiores serão seus Problemas de agência, devido a grande quantidade de acionistas e o poder de governança centralizado nos gestores.

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Motivos para Problemas de agência

Problemas de agência podem ocorrer por diversos motivos e um dos principais é a expectativa sobre gestores, no sentido de que alavancarão a empresa, porém nem sempre isto é realidade.

Os gestores de uma determinada corporação são responsáveis por administrar toda a movimentação que ali acontece, de maneira que a agência tenha alto valor de mercado, com Ações valorizadas.

Se uma agência tiver um valor alto de mercado, a tendência é que ela atraia um número cada vez maior de acionistas, como a Vale (VALE3) ou a Petrobras (PETR4).

Porém, nem sempre as tomadas de decisões de gestores convergem com as de acionistas, gerando Problemas de agência.

No Brasil, geralmente os Problemas de agência envolvem conflitos entre os acionistas majoritários e os minoritários, sendo que os acionistas podem estar envolvidos na gestão da agência também.

Problemas de agência podem englobar, além da disputa entre os acionistas, outros fatores, como:

  • Mudanças no controle;
  • Fechamento de capital;
  • Descumprimento dos direitos de acionistas;
  • Transações sem transparência.

Vale ressaltar que, durante o desenvolvimento industrial e econômico brasileiro, as empresas alteraram bastante seus modelos de gestores.

No século XX, era muito mais comum a prática das agências serem comandadas pelos seus próprios proprietários ou por membros de uma mesma família.

Com o avanço da tecnologia, especialmente, as empresas passaram a ser administradas por pessoas contratadas, com formação e especialização para tal função. 

Esse modelo de gestão mudou com o objetivo de crescimento e valorização das agências, porém percebeu-se uma discrepância nos interesses desses gestores com os proprietários (que são os acionistas majoritários).

O conflito se deu entre os gestores, que são remunerados e visam aumentar sua renda, através de estratégias empregadas e os proprietários, que buscam pelo aumento do valor da empresa.

Assim, conflitos de interesse pessoal entre gestores e acionistas são frequentes com essa mudança de perfil de gestão.

Como evitar Problemas de agência 

Há algumas estratégias para evitar Problemas de agência, sendo primordialmente ressaltar que devem sempre ser considerados os riscos da empresa em um contexto maior.

Os riscos podem acontecer devido a leis, aos avanços tecnológicos, à concorrência, à forma como os funcionários operam e, principalmente, ao modo como os gestores lidam com todos esses fatores.

Para que os riscos e demais Problemas de agência possam ser evitados, devem-se adotar algumas medidas, como:

  • Boa comunicação e tentativa de consenso;
  • Fiscalizações constantes;
  • Direitos garantidos;
  • Gestão independente.

Primeiramente, deve-se buscar pela comunicação aberta, principalmente no ambiente interno da agência, mas, não somente, também com as demais empresas e órgãos os quais se relaciona.

Além disso, fiscalizações constantes são benéficas, para que não haja risco de transações inadequadas. O pedido por auditorias, por parte dos acionistas, é um de seus direitos. 

Outros direitos também são garantidos aos acionistas, como subscrever dividendos quando permitido pela sociedade, e receber parte do valor da agência, caso ela venha à falência.

Também, têm direito ao voto, a depender da fração de ações que possui, e pode exigir informações com o intuito de conhecer a gestão.

Ainda, uma gestão independente deve ser a meta da agência, pois pessoas distintas, sem vínculo, ocupando os altos cargos de diretoria e de conselho, tendem a alinhar melhor os interesses.  

Assim, os conflitos internos à agência, especialmente entre gestores e acionistas, podem ser evitados ou, pelo menos, minimizados.