Qual a Chance de Ter Lucros com Ações na Bolsa de Valores?
| ,

Qual a Chance de Ter Lucros com Ações na Bolsa de Valores?

Entenda as probabilidades de empresas listadas na Bovespa terem lucros a partir do seu histórico de resultados.

Por
Atualizado em 25/06/2021

Para quem busca investir na bolsa de valores brasileira (B3), é essencial saber como ter lucros com as ações através de boas empresas.

Ganhar dinheiro com ações no longo prazo requer estudo, disciplina e paciência.

Por isso, é importante você saber como analisar as principais informações de cada ativo.

A partir de uma análise fundamentalista dos últimos resultados financeiros das empresas, você poderá tomar melhores decisões voltadas a investimentos que gerem valor no longo prazo.

Seguindo essa metodologia de estudos sobre ações, torna-se ainda mais importante conhecer as chances que você tem de lucrar a partir do histórico financeiro das empresas.

Qual a Melhor Ação na Bolsa? Veja Aqui as 3 Melhores Ações para Você Investir Hoje!

Então, você está pronto para conhecer as probabilidades de ter lucros com ações?

Leia até o final e entenda como selecionar as melhores empresas da bolsa para aproveitar seus lucros.

Chance de ter Lucros com Ações da Bolsa

Não existe uma fórmula infalível para ganhar dinheiro investindo em ações, mas conhecer as probabilidades das empresas gerar lucro pode ajudar.

Confira abaixo as chances das empresas da bolsa de valores de terem lucros, de acordo com os seus históricos financeiros.

Histórico da EmpresaChance de Ter Lucros
+ 11 anos consecutivos de lucro95%
6-10 anos de lucro92%
1-5 anos de lucro83%
1-5 anos consecutivos de prejuízo34%
6-10 anos de prejuízo14%
+ 11 anos de prejuízo8%

É válido ressaltar que essa probabilidade não aponta para crescimento ou queda de lucros, apenas para as chances de saldo positivo ao final de cada ano.

Ou seja, as companhias lucrativas tendem a se manter lucrativas, enquanto as empresas com prejuízo têm muito mais dificuldades para se recuperarem ao longo dos anos.

Banner will be placed here

Como Funcionam Empresas na Bolsa

Para você entender melhor quais empresas se enquadram nas probabilidades apresentadas é preciso compreender como funcionam as empresas listadas na bolsa de valores.

Essas companhias são consideradas empresas de capital aberto, sendo constituídas como Sociedades Anônimas – S.A. (Lei 6404/76).

Nelas há uma grande oportunidade de investimento, já que você poderá comprar uma ou algumas partes do capital social da empresa.

Assim, quando você adquire ações de uma Empresa de Capital Aberto estará obtendo parte dela, tornando-se um de seus sócios.

Desse modo, você passa a possuir direito ao lucro ou eventual prejuízo advindo dos resultados operacionais da empresa no que corresponde à sua parte.

Qual a Melhor Ação na Bolsa? Veja Aqui as 3 Melhores Ações para Você Investir Hoje!

Como Escolher Ações Lucrativas

Além de entender o funcionamento das companhias da bolsa, é crucial fazer uma análise fundamentalista das empresas para identificar as melhores ações para investir.

A partir da observação dos múltiplos mais importantes, você poderá escolher uma “empresa boa”, com bons números e com bons fundamentos. 

Você não vai querer investir em companhias que estejam dando prejuízo ou estejam com a saúde financeira prejudicada, então, para escolher ações lucrativas, essa análise é obrigatória.

Além do lucro final apresentado nas demonstrações financeiras é preciso observar dois outros fatores se você busca pelas ações que pagam bons dividendos:

Para evitar problemas futuros, avalie com cuidado a relação de cada empresa com a taxa de distribuição de lucros.

Para entender melhor como esses indicadores afetam o seu recebimento de dividendos, olhe as explicações abaixo.

Payout

O Payout representa o percentual do lucro que a empresa está distribuindo em dividendos. Quanto maior esse número, mais a empresa está distribuindo o seu lucro total.

No Brasil, a CVM estabelece que o mínimo que uma companhia é obrigada a pagar 25% do seu lucro aos acionistas.

Então, quando uma empresa paga pouco dividendos em relação aos seus lucros, geralmente, ela está reinvestindo a maior parte do dinheiro no próprio negócio.

Já quando uma companhia repassa quase todo seu lucro significa que ela não tem mais onde reinvestir, ou seja, ela não vai construir uma nova fábrica ou comprar uma nova empresa.

É preciso ter atenção, pois em alguns casos, as companhias têm payout muito alto para tentar compensar a desvalorização da ação, o que pode comprometer todo o ganho obtido.

Por isso, é recomendável investir em empresas que apresentam um payout sustentável, normalmente de 90% em um período de 5 anos.

Dessa forma, você estará mais seguro de que a empresa distribui apenas o que ela consegue gerar, sem comprometer a situação financeira.

Dividend Yield

O indicador de Dividend Yield (DY) aponta quanto a empresa está pagando, percentualmente, de dividendos em relação ao preço de suas ações.

Por exemplo: se a empresa X está sendo negociada a R$ 10 por ação e pagou nos últimos 12 meses R$ 3 de dividendos no total.

Portanto, ela terá pago 30% de DY, o que já é considerado uma taxa elevada.

Mesmo sendo um dado simples, é preciso ter cuidado ao avaliar esses indicadores.

É válido ressaltar que o pagamento de altos dividendos não define uma empresa como boa ou ruim.

Se a companhia estiver distribuindo muitos dividendos mesmo com um problema financeiro, ela provavelmente estará sendo imprudente.

Por isso, a melhor relação seria de uma empresa que paga um payout não muito alto e um dividend yield elevado.

Essa situação indica que a empresa não tem problemas de pagar dividendos, ao mesmo tempo em que ela está distribuindo bastante dividendo em relação ao preço da ação.

Qual a Melhor Ação na Bolsa? Veja Aqui as 3 Melhores Ações para Você Investir Hoje!

Vale ressaltar que as ações são um tipo de investimento que apresentam uma tendência de maior risco, torna-se ainda mais importante conhecer o seu perfil de investidor.

Realizando o seu teste de perfil de investidor você saberá onde investir sem correr riscos desnecessários.

Se você busca rentabilizar seu patrimônio através da bolsa de valores, baixe aqui o relatório das melhores ações para investir.

Análise de Ações

O Que Ler Agora...

Mostrar Mais

PUBLICIDADE