Em visita à Índia, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse nesta sexta-feira, 22, que o governo continua planejando capitalizar a Eletrobras neste ano.

Em derrota sofrida pelo governo nesta semana, o Tribunal de Contas da União (TCU) suspendeu por 20 dias o julgamento da segunda etapa da privatização da estatal, após pedido de vista apresentado pelo ministro Vital do Rêgo.

Com a decisão, o processo só deve voltar à pauta no dia 11 de maio, o que inviabiliza os planos do governo de emitir as ações de venda até 13 de maio.

"Acredito que a decisão do TCU sobre Eletrobras foi avanço no processo, porque o relator apresentou seu voto e os demais ministros debateram. O cronograma para capitalizar a Eletrobras era até o fim de abril, mas esse atraso de 20 dias levará a um ajuste", afirmou Albuquerque, em entrevista coletiva virtual.

O ministro adiantou ainda que, com a mudança de data, a modelagem da oferta de ações da empresa terá que considerar também os resultados da Eletrobras no primeiro trimestre deste ano.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja as 3 Empresas com Maior Potencial de Valorização na Bolsa.

Até então o processo incluía apenas os números até o fim de 2021.

"Com o trabalho do TCU, faremos oferta de ações da Eletrobras ainda no primeiro semestre ou no começo do segundo semestre, em julho", completou o ministro.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja as 3 Empresas com Maior Potencial de Valorização na Bolsa.

Resultado da Eletrobras no Quarto Trimestre de 2021

resultado da Eletrobras (ELET3) no quarto trimestre de 2021 (4t21), divulgado no dia 18 de março, apresentou um lucro líquido de R$ 610 milhões no 4t21, uma retração de -52% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

Ebitda da Eletrobras atingiu R$ 2,4 bilhões no 4t21, apresentando crescimento de 903% na comparação com o 4t20.

margem Ebitda da Eletrobras totalizou 46% no 4t21, apresentando retração de -4,0 ponto percentual na comparação com o 4t20. 

margem líquida da Eletrobras totalizou 5,3% no 4t21, apresentando retração de -33,3 ponto percentual na comparação com o 4t20.

As ações da Eletrobras (ELET3) acumulam queda de 7,10% na bolsa de valores nos últimos 7 dias e alta de 16,96% nos últimos 12 meses.

Fonte: Estadão Conteúdo.