O que é Private Banking

Private Banking é um serviço das instituições financeiras, oferecido àqueles clientes cujo capital e patrimônio líquido são maiores do que um milhão de reais, em média.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Os clientes de maior patrimônio são muito visados pelos bancos, pois são eles que possuem o maior dinheiro em conta corrente, além do maior interesse pelos investimentos.

Assim, é oferecido o Private Banking como um serviço especializado a estes perfis de clientes, visando a gestão dos seus grandes patrimônios, entre outros serviços personalizados.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona Private Banking 

Para aqueles clientes cujo patrimônio seja maior, em média, do que um milhão de reais, o serviço de Private Banking é muito indicado para a gestão personalizada de seus recursos.

A demanda pelo Private Banking tem aumentado durante os últimos anos, devido a uma frequente queda das taxas básicas de juros, principalmente a Selic.

Isso faz com que os investimentos em renda fixa se tornem menos atrativos, pois a Poupança, por exemplo, só obtém uma rentabilidade maior se a Selic estiver alta.

Deste modo, a procura pelos investimentos em renda variável aumentou consideravelmente, como, por exemplo, o mercado de ações.

Mas, para isso, é preciso uma especialização maior neste tipo de negociação. Daí é que surgem os serviços de Private Banking nas instituições bancárias.

Através de um gerente, ou de uma equipe específica do banco, chamado Private Banker, esse serviço será administrado e poderá auxiliar o cliente de muitas formas, como, por exemplo:

  • Consultoria pessoal;
  • Indicações em relação a ativos;
  • Planejamento de aposentadoria;
  • Planejamento de investimentos;
  • Gestão de ativos e propriedades;
  • Planejamento sucessório;
  • Planejamento de taxas e impostos.

Então, Private Banking engloba consultoria pessoal ao seu cliente, auxiliando-o na compreensão do mercado financeiro  e em todas as movimentações em que estiver interessado.

Também, através do Private Banking, indicações dos ativos que mais se compatibilizam com o perfil de investidor, como em relação a, por exemplo, compra e venda de ações.

Inclusive, há o auxílio no sentido de entender qual é o perfil de investidor, perfil de risco, tempo pretendido para investimento, vulnerabilidade, entre outros.

Além disso, é possível fazer o planejamento de aposentadoria, como, por exemplo, estruturar um plano de Previdência Complementar, dependendo do interesse do cliente.

Ainda, pode-se planejar os investimentos pretendidos, o prazo em que serão negociados, quais as melhores condições de determinados ativos, seja no mercado nacional ou internacional.

Por meio do Private Banking, também, o cliente consegue ter seus ativos e propriedades geridos pelo Private Banker, com estratégias personalizadas para cada tipo de carteira de investimentos.

Em relação aos planejamentos, também é possível gerir seu patrimônio ou criar condições em relação à sucessão patrimonial, estabelecendo estratégias acerca das heranças, por exemplo.

Por fim, Private Banking permite a organização dos pagamentos de taxas, tarifas e impostos, sempre com o auxílio do Private Banker.

Importância de Private Banking 

Private Banking tem uma relevância importante no ambiente dos bancos, pois auxiliam na manutenção das contas cujos patrimônios são fundamentais para o funcionamento dessas instituições.

Private Banking, também, pode oferecer opções de investimentos que rendem mais do que sob outras condições e para outros clientes, além de ofertar melhores produtos do próprio banco.

Para os clientes da Private Banking, são oferecidas, também, grandes quantidades de crédito, o que facilita se quiserem realizar empréstimos. 

Geralmente, neste caso, estes empréstimos serão tomados a juros mais baixos do que o comum. Além disso, outros benefícios são oferecidos, como cartões de crédito sem anuidade ou contas correntes sem tarifário.

Portanto, Private Banking vai oferecer, aos seus clientes, serviços de alto nível, personalizados, sendo importante para a própria instituição manter essas pessoas de grande patrimônio.