O que é Private Banker

Private Banker é um profissional certificado para gerir contas e grandes patrimônios de clientes em uma instituição financeira, especialmente as segmentações bancárias para investimentos.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Private Banker geralmente comanda os serviços para aqueles clientes diferenciados, com grande patrimônio acumulado a partir de um milhão de reais.

O profissional Private Banker também oferece gestão das finanças pessoais do cotidiano, consultorias, aposentadoria, entre outras categorias de serviços.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Características de Private Banker 

Private Banker, então, é aquele profissional mais especializado, com certificação, que administrará as contas dos clientes com maior patrimônio nas instituições financeiras.

Além disso, Private Banker pode ser responsável também por:

  • Aposentadoria;
  • Transações financeiras pessoais diárias;
  • Gestão de ativos que estejam em instituições fora do país;
  • Planejamento sucessório;
  • Planejamento de impostos e patrimônio.

Dessa forma, ele vai gerir as contas dos clientes com maior patrimônio que, provavelmente, costumam ter maior dinheiro em conta corrente, fazem mais transações e possuem uma alta receita.

Private Banker tratará esse perfil de cliente da forma mais personalizada possível. Caso seja uma empresa ou empresário, por exemplo, fará a gestão de impostos, empréstimos, investimentos, entre outros.

Caso seja uma família ou empresa familiar, será responsável pela administração do patrimônio sucessório, como as heranças, dos investimentos, propriedades, etc.

É interessante que este tipo de profissional tenha uma grande experiência tanto com investimentos em renda fixa quanto em Renda Variável, para investir da forma mais adequada pelo seu cliente.

Para se tornar um bom Private Banker, é necessário, além de formação universitária na área de finanças, economia, administração e áreas correlatas, também possuir a certificação CFP.

A CFP, ou Certified Financial Planner, é uma certificação que tem abrangência internacional, sendo aceita no Brasil e em, pelo menos, outros 26 países do exterior.

O certificado é importante, pois denota que o profissional possui um amplo conhecimento no assunto e, primordialmente, especialidade no setor de planejamento pessoal financeiro dos clientes.

Mas este é um requisito relevante dentre outros tão importantes quanto ele. Private Banker deve se atualizar constantemente, seja em relação ao mercado, ativos, perfis dos investidores.

Além disso, o próprio Private Banker deve ter algumas características como proatividade, agilidade, ambição, experiência no mercado financeiro, conhecimento técnico abrangente, fluência no inglês e dedicação especial ao cliente.

Private Banker deve conhecer bastante o portfólio do cliente, para criar alternativas e soluções de planejamento, alimentando esse relacionamento entre os dois, baseado na confiança, cujo objetivo é a longevidade. 

Investimentos e Private Banker 

As instituições bancárias dividem seus clientes, basicamente, em três principais categorias, em relação às segmentações bancárias de investimentos, a depender da renda mensal e do patrimônio.

Cada uma dessas categorias terão suas contas geridas por tipos de profissionais diferentes. Então, elas se dividem da seguinte forma:

  • Varejo;
  • Alta Renda;
  • Private Banking.

Na categoria de Varejo, estão todos os clientes que têm sua renda mensal igual ou menor a 8 mil reais, além de se caracterizar por investimentos inferiores a 100 mil reais.

Nessa classificação, não há um atendimento especial. Caso queira tratar de assuntos específicos diretamente no banco, seguirá a ordem comum de atendimento através de filas.

Na categoria Alta Renda, são incluídos os clientes que recebem mais do que 8 mil reais por mês e que possuem um volume de investimentos maior do que 100 mil reais. 

Para eles, há gerentes especiais para atendimento, além de agências específicas para atendê-los, cujo atendimento tende a ser mais rápido. 

Podem ser oferecidas condições melhores de serviços, além de taxas menores, como isenção de tarifário de conta corrente, por exemplo, ou melhores condições para um empréstimo.

Já na Private Banking, inclui os clientes que possuem um patrimônio de, no mínimo, um milhão de reais. Nela, ocorre a atuação do Private Banker.

O atendimento do Private Banker é bem mais especializado do que os demais, podendo ser, inclusive, na casa do cliente. Há melhores condições de taxas, gestão de investimentos, entre outros.