A primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, renunciou ao cargo na quinta-feira (20), pouco mais de seis semanas depois de assumir, tornando-a a primeira-ministra com o mandato mais curto na história de seu país.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Sua renúncia ocorreu em meio a uma crise econômica no Reino Unido e depois de uma série de reviravoltas políticas por seu governo que erodiram gravemente a autoridade de Truss.

Seu anúncio na quinta-feira veio em seu 45º dia no cargo. O recorde anterior para o papel era de 119 dias.

Truss disse que não foi capaz de cumprir o mandato pelo qual foi eleita e deixaria o cargo depois que seu sucessor fosse escolhido em uma disputa pela liderança do partido. 

O processo deverá concluído em menos de uma semana, disse o chefe de um influente comitê do partido.

Truss vinha sofrendo pressão para renunciar de uma série de parlamentares, com muitos deles descrevendo seu governo como insustentável.

Truss se tornou a primeira-ministra em 6 de setembro, depois de vencer a disputa pela liderança de seu partido.

Mas desde essa vitória, seu tempo no cargo foi marcado por controvérsias, deixando-a como a primeira-ministra conservadora menos popular da história e com os números de pesquisas de seu partido despencando.

Seu mini-orçamento no mês passado assustou os mercados, provocou uma queda da libra esterlina e a forçou a substituir seu ministro das Finanças, que reverteu quase todo o pacote de medidas econômicas.

A ministra do Interior também renunciou na quinta-feira, o que significou que os dois principais membros do gabinete de Truss deixaram seu governo semanas após suas nomeações.

O líder do Partido Trabalhista, o maior partido de oposição do Reino Unido, disse que o país deveria ter eleições gerais em vez de outro primeiro-ministro ser nomeado pelos conservadores.

Ele disse que os conservadores não têm o "dever patriótico básico de manter o povo britânico fora de suas próprias disputas patéticas".

Fonte: Business Insider

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.