O que é Price Maker

Price Maker é uma empresa que se caracteriza pelo monopólio de preços em um determinado setor da economia, dominando as cotações destes valores.

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Isso ocorre porque as demais companhias deste setor não conseguem ser substitutos perfeitos, isto é, não conseguem concorrer com a Price Maker a ponto de se destacar nos próprios preços.

Price Maker, então, será marcada pelo monopólio de um certo setor, o qual se caracteriza, geralmente, por uma crescente produção que gerará cada vez mais lucro.  

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Como funciona Price Maker 

Price Maker é, então, um tipo de empresa que monopoliza o mercado através do poder de determinar o preço dos produtos de seu setor.

No sistema econômico atual, caracterizado pelo liberalismo, o mercado tende a se autorregular, isto é, seus preços oscilam, principalmente, conforme a oferta e demanda dos produtos.

Os fabricantes e compradores também influenciam nesta dinâmica, a qual visa estar em um estado de equilíbrio em uma economia saudável, sendo caracterizada pelo fluxo de produtos no capitalismo.

No caso da Price Maker, há um desequilíbrio da oferta e demanda, pois a empresa detentora do monopólio controlará os preços de oferta no mercado em detrimento das outras companhias.

Estas companhias que acabam submetidas ao monopólio das empresas Price Maker são chamadas de price taker, ou seja, seus preços acabam não sendo competitivos com os da Price Maker.

No mercado financeiro, por exemplo, um investidor, que detém grande parte das Ações de certa empresa, acaba influenciando em seus preços quando for movimentá-las na bolsa de valores.

Como é um investidor majoritário desta empresa, não há competição. Sendo assim, os preços podem se manter artificialmente altos, de modo que os demais investidores dessas ações possam ser prejudicados.

Às outras empresas do setor, assim como aos consumidores, este monopólio tende a ser negativo, pois ficam restritos ao poder e altos preços do Price Maker, sendo difícil diminuí-los.

Categorias de Price Maker

Em relação às empresas Price Maker, há diversas categorias de monopólio nas quais elas se encaixam:

  • Monopólio com várias indústrias;
  • Monopólio bilateral;
  • Monopólio de vários produtos;
  • Monopólio com discriminação de preços;
  • Monopólio natural.

O monopólio com várias indústrias é composto por empresas que possuem suas indústrias com seus respectivos produtos e o nível da produção de cada indústria é escolhido pelo custo marginal.

Se o custo marginal é alto, há um maior valor adicionado à quantidade de produção, ao custo total. Caso seja um custo marginal baixo, os custos marginais serão menores.

No monopólio de várias indústrias, então, o Price Maker influencia no preço de seus próprios produtos, a depender de suas fábricas.  

Já no monopólio bilateral, há apenas um comprador e um vendedor. Price Maker será aquele que tiver um maior poder de negociação, podendo ser aquele que detém todo o controle.

Também ocorre quando as negociações são equilibradas entre as duas partes ou, ainda, quando há uma integração vertical através de uma hierarquia e um dono em comum.

No monopólio de vários produtos, Price Maker venderá não apenas um, como muitos tipos de produtos. Deve-se analisar quanto as alterações de preços influenciam uns aos outros.

Já no monopólio com discriminação de preços, Price Maker planejará cobrar distintos valores de seus produtos para diferentes perfis de consumidores, visando o poder aquisitivo do público alvo.

A discriminação de preços pode ser dividida em três níveis diferentes. No primeiro nível, Price Maker estabelece um preço mais alto do que os consumidores geralmente pagam.

No segundo nível, chamado também de fixação de preços não lineares, o valor dependerá da quantidade de produtos comprados.

E no terceiro, segmentação de mercado, considera-se preços distintos para diferentes públicos-alvo.

Por fim, no monopólio natural, devido aos fatores tecnológicos de custo, uma empresa apenas deve deter todo o processo de produção visando um custo menor a longo prazo.