O que é Plano de Renda Imediata

PRI - Plano de Renda Imediata é uma categoria de Previdência Complementar, pela qual são responsáveis as entidades abertas, como as seguradoras.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

PRI - Plano de Renda Imediata ocorre por meio de uma única contribuição, a qual já garantirá imediatamente a cobertura por sobrevivência - aposentadoria - ao seu contribuinte.

Assim, este plano não passará por um período de diferimento, isto é, não ocorrerá a fase de acumulação, sendo a aplicação logo convertida em benefício.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona PRI - Plano de Renda Imediata 

PRI - Plano de Renda Imediata permite o recebimento do benefício assim que ocorrer a contribuição de caráter único, como uma renda imediata, dividindo-se em alguns tipos de planos.

Cada plano estabelece um benefício que será combinado em contrato. Também, cada benefício e fatores de renda são calculados baseando-se, respectivamente, no dia da subscrição e na proposta de inscrição.

PRI - Plano de Renda Imediata é interessante para quem pretende ter um plano por cobertura de sobrevivência. Na contratação de um plano, devem ser observados alguns parâmetros.

Tais parâmetros se estabelecem em relação à fase de pagamento dos benefícios. São eles:

  • Tábua biométrica;
  • Indexador;
  • Taxa de juros;
  • Oferecimento de reversão de excedentes financeiros;
  • Percentual de reversão adotado.

A taxa biométrica, indexador e taxa de juros devem ser analisados atentamente na proposta de inscrição de cada plano, para o contribuinte eleger aquele que lhe dará uma renda maior.

Por exemplo, podem ser considerados indexadores como IPCA, IGP-M, taxas de juros como a Selic, entre outras.

Deve-se observar também se o tipo de plano escolhido de PRI - Plano de Renda Imediata oferecerá uma reversão dos lucros financeiros obtidos e, caso ofereça, qual é esse percentual.

Cada informação sobre tábua biométrica, indexador, taxa de juros, reversão de lucros  e percentual adotado estará estabelecida em regulamento e na proposta de inscrição.

Além disso, os diferentes PRI - Plano de Renda Imediata têm o direito facultativo para realizar a apuração dos resultados financeiros.

Também, PRI - Plano de Renda Imediata é interessante para aqueles que detém um certo valor de dinheiro considerável, visto que, diferentemente das outras, não há tempo para acumular rendimento.

Ou seja, não há período de diferimento. Assim, alguém que recebeu uma indenização de trabalho, por exemplo, ou ganhou prêmios de loteria, pode utilizar tal valor como contribuição única.

Também, pode ser positivo contratar um PRI - Plano de Renda Imediata para quem conta com um montante acumulado em uma Previdência Complementar de Entidade Aberta e deseja fazer a portabilidade para o PRI - Plano de Renda Imediata.

Mesmo nessa portabilidade, é possível que a seguradora contratada garanta algum retorno, por menor que seja.

Deve-se realizar análises técnicas através da curva de rentabilidade e da regulamentação da SUSEP (Superintendência de Seguros Privados).

PRI - Plano de Renda Imediata e Fundos de Investimento 

PRI - Plano de Renda Imediata, assim como os demais planos pertencentes à Previdência Complementar de Renda Aberta, podem contar com diversificadas carteiras de investimentos.

Tais carteiras de investimentos estão categorizadas em três modalidades e compostas por diferentes ativos, a depender da carteira. São elas:

  • Emissão de títulos do Tesouro Nacional ou do Banco Central e créditos securitizados do Tesouro Nacional;
  • Créditos securitizados e títulos do Tesouro Nacional, além de emissão de títulos do Banco Central e investimentos em renda fixa, a depender do regulamento estabelecido;
  • Investimentos em renda variável que se delineiam entre os limites mínimo e máximo de aplicação sobre patrimônio líquido do Fundo de Investimento.

A última modalidade é estabelecida segundo normas do Conselho Monetário Nacional, também variando de acordo com a regulamentação estabelecida por determinado PRI - Plano de Renda Imediata.

Vale ressaltar que PRI - Plano de Renda Imediata não é um Fundo de Investimento, mas a renda gerada, por meio dos planos dessa Previdência, poderá contar com carteira de investimentos.