As ações do Carrefour Brasil (CRFB3) lideraram as altas do Ibovespa durante boa parte da manhã desta quinta-feira, 5, com ganho de cerca de 4,44%, após a informação de que a rede de supermercados Auchan estaria desenhando uma nova proposta de aquisição do rival Carrefour, na França.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Segundo a Bloomberg, a companhia tem tido conversas com fundos de private equity, como a CVC Capital Partners, sobre uma possível parceria para fazer uma oferta conjunta.

Ainda de acordo com a agência, uma combinação dos negócios com o Carrefour levaria a família fundadora da Auchan, Mulliez, a criar a maior rede de supermercados da França e fortalecer sua posição em meio a desafios propostos pelos rivais alemães de baixo custo.

Qualquer negócio precisaria do apoio dos acionistas-âncora do Carrefour, a família Moulin e do empresário do varejo brasileiro Abilio Diniz.

O presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), Eduardo Terra, lembra que, se a história for confirmada, essa seria a entrada da família controladora da Auchan no varejo alimentar brasileiro.

Os Mulliez já têm presença no País por meio de outras marcas varejistas como a Decathlon e a Leroy Merlin.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

No entanto, o movimento no segmento alimentar é relevante, pois a operação brasileira é considerada uma fortaleza no Grupo Carrefour, especialmente por ter na carteira a rede de atacarejos Atacadão, que entrega números robustos de crescimento à matriz.

A gestão da Auchan é considerada bem sucedida e mais caracterizada por presença dos donos do negócio. Do lado do Carrefour, a condução da companhia é feita de maneira mais pulverizada.

Para Terra, a suposta combinação de negócios - da qual não se sabe detalhes - geraria sinergias e daria à Auchan uma escala importante na França.

Do lado brasileiro, o movimento dos acionistas parece se relacionar à perspectiva de um novo investidor qualificado no negócio que teria planos de crescimento para a companhia.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

Resultado do Carrefour no Terceiro Trimestre de 2021

O resultado do Carrefour (CRFB3) no terceiro trimestre de 2021 (3t21), divulgado no dia 09 de novembro, apresentou lucro líquido de R$ 680,0 milhões no 3T21, uma leve queda de -0,7% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

O Ebitda ajustado do Carrefour atingiu R$ 1,5 bilhão no 3T21, apresentando crescimento de 10,9% na comparação com o 3T20.

A margem Ebitda ajustada do Carrefour totalizou 7,9% no 3T21, apresentando crescimento de 0,2 ponto percentual na comparação com o 3T20. 

A margem líquida do Carrefour atingiu 3,4% no 3T21, apresentando retração de -0,4 ponto percentual na comparação com o 3T20.

As ações do Carrefour (CRFB3) acumulam queda de 3,69% na bolsa de valores nos últimos 7 dias e queda de 21,12% nos últimos 12 meses.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Estadão Conteúdo