Os presidentes do Bradesco (BBDC4), Octavio de Lazari, e do Itaú Unibanco (ITUB4), Cândido Bracher, defenderam a implementação em fases do PIX, sistema brasileiro de pagamentos instantâneos, para evitar problemas no controle de riscos e relacionados à segurança.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

"Como uma grande transformação, deve ser feita cercada de todos os cuidados. Transferência instantânea de pagamentos exige mecanismos de segurança e controle de riscos e é isso que estamos tratando de fazer", disse Bracher durante Conferência Anual do Santander.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

Lembrando que os bancos devem perder receitas e citando prejuízos da ordem de R$ 1 bilhão "em nossas organizações" por conta de fraudes este ano, Lazari levantou ainda a questão da centralização do sistema no Banco Central.

"O fato de estar todo o sistema centralizado no Banco Central é uma preocupação. Como será essa empresa no futuro, uma estatal?", questionou.

Lazari apontou ainda dúvidas quanto à simetria de regras. "Minha preocupação é de que não haja simetria e de que todos os entes da cadeia não obedeçam as mesmas regras", acrescentou.

O presidente do Bradesco disse ainda que o PIX é uma evolução natural dos meios de pagamentos e ao defender sua implementação em fases, sugeriu que fosse iniciada, como exemplo, por transferências de menor valor.

Ao destacar o aspecto da segurança para se evitar tanto as fraudes, quanto lavagem de dinheiro, Lazari lembrou o registro de 600 mil fraudes nas transferências dos benefícios emergenciais no sistema financeiro.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte Estadão Conteúdo.