O que é Prêmio de seguro

Prêmio de seguro é o custo mensal de um contratante de seguro, ocorrendo a transferência do risco de determinado dano para sua seguradora.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Prêmio de seguro é a principal função que o contratante tem, sendo calculado pelos fatores de risco que podem ocorrer durante a validade do contrato firmado.

Quando há a contratação do seguro, a seguradora gera uma apólice, na qual inclui este valor de  Prêmio de seguro.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Características de Prêmio de seguro 

Prêmio de Seguro é um valor pago mensalmente pelo contratante do serviço, formalizado através da emissão de uma apólice que especifica também todos os benefícios possíveis.

Há dois tipos de Prêmio de Seguro. São eles:

  • Prêmio comercial;
  • Prêmio bruto.

O prêmio comercial corresponde ao valor total pago pela apólice. Já no prêmio bruto, além da emissão de apólice, também estão inclusos impostos e carregamento.

Há várias categorias de seguro e o Prêmio de seguro varia conforme o setor que representa.

Por exemplo, o Prêmio de seguro do seguro de vida, normalmente é pago por mês. Alguns outros, como seguro de carro e casa, são anuais, sendo possível o parcelamento dos mesmos.

O Prêmio de seguro é importante, pois é dessa forma que as seguradoras conseguem obter lucro, visando, também, cobrir as indenizações por parte dos contratantes, além dos prejuízos com inadimplentes.

Os valores recebidos através do Prêmio de seguro também permitem que as seguradoras façam investimentos em alguns ativos, para que o valor do Prêmio de seguro não precise aumentar.

Dessa forma, aumenta-se a competitividade dos preços

Além disso, como supõe-se que o capital gire mais rápido, para cobrir as indenizações, é interessante que esses investimentos sejam em ativos com elevada liquidez, como Ações, por exemplo.

Para calcular o Prêmio de seguro, é preciso elencar duas categorias principais:

  • Tipo de seguro e cobertura;
  • Perfil de risco do contratante.

O tipo de seguro e a cobertura abrangem as formas pelas quais conseguirão contemplar o futuro segurado, através de uma determinada cobertura de apólice.

Com isso, também deve-se determinar o perfil de risco do contratante, através de várias características, como idade, trabalho, local onde reside, núcleo familiar, entre outros.

Se um contratante tem um risco maior, maior será o Prêmio de seguro a ser pago.

Por exemplo, em relação a um seguro de carro. Há vários fatores que afetaram este valor, como, quão usado é o veículo e sob quais condições, se é uma pessoa idosa ou jovem. 

Além disso, também outros parâmetros são contabilizados, como o núcleo familiar que usufrui daquele carro, ou seja, se mais de uma pessoa utiliza, qual é a idade dessas pessoas, etc.

Exemplo de Prêmio de seguro 

Um exemplo de Prêmio de seguro é o seguro de vida. Através da aquisição desta apólice, há a garantia de que os beneficiários do contratante serão indenizados após sua morte.

Além disso, há outros benefícios. Também pode contemplar a indenização ao contratante em caso de invalidez, doenças graves, despesas médicas, diárias hospitalares, entre outros.

dois tipos de seguro de vida. Um é vitalício, tendo o contrato rompido apenas em caso de falta de pagamento do Prêmio de seguro ou por fraudes.

O outro tipo é o temporário, quando o objetivo é cobrir custos como despesas educacionais ou empréstimos, durando conforme seu prazo estipulado. O Prêmio de seguro deste costuma ser menor.

Em cada um dos tipos de seguro de vida, há modalidades distintas, como:

  • Educacional;
  • Mulher;
  • Para idosos;
  • Individual;
  • Coletivo. 

O Seguro de vida para idosos, por exemplo, contempla pessoas acima de 60 anos. O Prêmio de seguro e a indenização podem variar conforme cada seguradora e aumento de idade.

Já o coletivo é contratado por empresas e costuma ser temporário, renovando-se anualmente. Prêmio de seguro é contributário ou não contributário.

No contributário, os segurados pagam total ou parcialmente o Prêmio de seguro. Já no não contributário, a empresa paga totalmente o Prêmio de seguro.