O que é Prêmio de Risco

Prêmio de Risco é um valor adicional de retorno, calculado pela diferença entre os rendimentos de títulos públicos de um país e os rendimentos de outro investimento mais seguro.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Neste valor de retorno adicional, os investidores aceitam a possibilidade de sofrer um grau de risco maior sobre seus investimentos, visando uma maior rentabilidade a longo prazo.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Características de Prêmio de Risco

Prêmio de Risco, então, é o valor adicional que um investidor opta, sabendo que poderá correr um risco maior, porém, com chances maiores de lucro a longo prazo.

Os títulos do tesouro estadunidense são amplamente conhecidos, historicamente, pela estabilidade e segurança, servindo como base para analisar o Prêmio de Risco.

No Brasil, o investimento em títulos do Tesouro Direto pode ser atrativo, justamente pela tendência a uma boa rentabilidade, mesmo em cenários econômicos e políticos instáveis.

O país, pelo histórico de alta inflação - como nos anos 1980-1990, sofrendo hiperinflação -, busca manter seus indicadores de IPCA mais estáveis desde a implementação do Plano Real

Atualmente, no final de 2020, a inflação acumulada foi de 4,52% e a taxa básica de juros (Selic) foi de 0,16%.

Devido ao cenário de instabilidade gerado pela pandemia do novo Coronavírus, as taxas de juros diminuíram mais, pois, assim, incentiva aos investidores e consumidores adquirirem novos empréstimos.

Porém, isto poderá prejudicar futuramente o poder de compra dos investidores, inclusive pelo fato de que a inflação tende a ser maior do que a Selic.

Assim, o investimento em títulos do Tesouro Direto é uma alternativa rentável para esses investidores. 

Sendo eles investimentos em renda fixa, os prazos podem ser estendidos amplamente, e a rentabilidade é determinada sob a forma do Prêmio de Risco

Existem três modalidades de Tesouro Direto alinhadas com o Prêmio de Risco:

  • Tesouro Prefixado 2023;
  • Tesouro Prefixado 2026;
  • Tesouro Prefixado com Juros Semestrais 2031.

Em relação aos três títulos, a projeção para o comportamento da taxa Selic acumulada, até o vencimento da aplicação, é de um valor abaixo da remuneração oferecida pelos títulos.

Como funciona Prêmio de Risco

Para saber calcular o Prêmio de Risco e, assim, poder observar seu funcionamento, é preciso entender também a rentabilidade de títulos públicos.

Um título público é calculado conforme a demanda, dependendo de quando foi a emissão e o prazo. Essas emissões são feitas no mercado primário de dívida, através de leilões.

Os títulos que tiverem prazos largos, também sofrem um risco maior, cuja consequência também é obter uma maior rentabilidade.

A partir daqueles parâmetros, para calcular o Prêmio de Risco, no mercado secundário de dívida, há a negociação segundo oferta e demanda.

Prêmio de Risco será, então, a diferença entre os juros oferecidos nos mercados primário e secundário de dívidas e os valores dos investimentos considerados seguros.

Prêmio de Risco é também assegurado por papéis contra o calote de dívidas, chamados Credit Default Swaps (CDS).

O cálculo do Prêmio de Risco pode ser feito através da seguinte expressão:

Prêmio de Risco = Retorno esperado - Taxa livre de risco

Sendo o Retorno esperado definido como aquele em que o nível de risco tolerável depende do perfil de investidor.

Quanto mais aberto ao risco, o Prêmio de Risco tende a ser menor, pois são investidores que têm uma tolerância maior para perdas.

Ainda, conseguem apostar no ativo, mesmo com poucas expectativas de retorno.

E a Taxa livre de risco define-se como uma taxa de rendimento de determinado ativo considerada de baixo risco, como, por exemplo, o Tesouro Direto Selic.

Assim, supondo que a Taxa livre de risco de certo título de comparação seja 2% ao ano, sendo que o ativo que se pretende investir possui uma taxa de juros anual de 8% (retorno esperado).

Então, o Prêmio de Risco será 8% - 2% = 6%. Ou seja, quanto maior o Retorno esperado e menor a Taxa livre de risco, maior o Prêmio de Risco possível.