O que é Preço Spot

Preço Spot é uma cotação atual de algum ativo, utilizada no mercado financeiro a curto prazo, em relação a commodities e mercadorias, principalmente.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Preço Spot refere-se aos pagamentos de negócios feitos à vista, nos quais suas entregas são feitas imediatamente ou, então, de uma maneira rápida.

Estas entregas não são necessariamente de produtos físicos, isto é, podem englobar valores em dinheiro, equivalente à quantidade de ativos envolvidos. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Características de Preço Spot 

Preço Spot relaciona-se ao valor de mercado de determinado ativo, em um dia de cotação, que oscila bastante, assim como ocorre a variação no mercado de Ações.

Em relação às commodities, Preço Spot pode variar muito, pois correspondem aos distintos setores específicos a estas mercadorias. São elas:

  • Commodities Minerais;
  • Commodities Agrícolas;
  • Commodities Ambientais;
  • Commodities Financeiras.

As Commodities Minerais englobam as mercadorias relativas a minerais que são extraídos ou produzidos, como petróleo, ouro, prata, etanol, alumínio, gás natural, entre outros.

As Commodities Agrícolas são referentes às mercadorias no âmbito do agronegócio, como soja, milho, açúcar, café, trigo, etc.

As Commodities Ambientais referem-se a diferentes recursos naturais, como, por exemplo, a madeira, água, energia, créditos de carbono, entre outros.

Por fim, as Commodities Financeiras englobam o mercado de câmbio, como as taxas de câmbio entre o real e outras moedas como o dólar, euro, ou investimentos em fundos também.

Todos esses tipos de commodities, ao serem negociadas a determinado Preço Spot, fazem parte de um mercado spot - ou seja, um ambiente no qual negociam tais mercadorias.

Nesse ambiente de mercado spot, as negociações serão finalizadas no mesmo momento, seja para o pagamento ou para a entrega.

Por exemplo, no mercado spot de câmbio, o Preço Spot vai sendo negociado simultaneamente, isto é, ambas as partes estão vendendo e comprando ao mesmo tempo.

Simulando uma situação em que um operador faz troca de dólares por reais. Enquanto este vende dólares e compra reais, a outra parte envolvida está vendendo reais e comprando dólares.

Esta operação é realizada rapidamente, em poucos segundos.

Para operar com o Preço Spot, dentro deste ambiente do mercado spot de câmbio, algumas condutas e regras devem ser respeitadas.

Uma delas é que, ao pedir por uma cotação de Preço Spot, quem realizou este pedido não pode afirmar se gostaria de comprar ou vender, neste primeiro momento.

Também, ao consultar em uma instituição financeira relevante do mercado, esta deve informar as cotações a quem lhe requeriu.

Quando uma instituição firma um negócio, é necessário que a outra parte também deixe transparente aquilo que foi negociado.

Além disso, assim que o negócio é fechado, o banco e a conta são indicados pelas partes envolvidas, para que seja possível depositar a quantia equivalente da moeda adquirida.

Vantagens de Preço Spot

Muitas são as vantagens de realizar cotações de Preço Spot, através do mercado de bolsas de mercadorias. Algumas delas são:

  • Rapidez;
  • Pagamento à vista e integral;
  • Simultaneidade.

Primeiramente, Preço Spot oferece a chance de que as negociações ocorram rapidamente, em poucos segundos, seja para o vendedor ou para o comprador.

Com isso, quando a intenção é saber a cotação para investir em curto prazo, Preço Spot é bem vantajoso.

Além disso, para a maioria das commodities, a entrega é realizada imediatamente. Mesmo que não sejam realizados de forma física, como commodities financeiras, por exemplo, ainda ocorre de forma rápida.

Também, os pagamentos relativos às commodities serão feitos à vista. O vendedor receberá integralmente o valor no qual foi realizado o negócio.

Isto ocorrerá, então, de forma integral e sem possibilidade de parcelamento por parte do comprador.

Portanto, será benéfico para os vendedores, pois receberão todo o valor, auxiliando em seus fluxos de caixa. Assim como será positivo para os compradores, pela rapidez e entrega rápida.