O que é Preço Justo

Preço Justo é o valor subjetivo de um ativo, ou seja, um preço estimado que se aproxima de seu valor intrínseco

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Preço Justo pode ser estipulado através das técnicas de valuation que reconhecem o valor real desse ativo em relação ao que está sendo negociado na bolsa de valores.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Características de Preço Justo 

Preço Justo é usado para definir melhor o preço das Ações, pois nem sempre é possível ter uma noção real, devido às especulações que elas sofrem durante as negociações no mercado financeiro.

As ações sofrem alterações devido à alguns fatores, como:

  • Oferta e procura;
  • Comportamento da empresa;
  • Expectativa dos investidores.

Dependendo da oferta e procura que sofrem, do comportamento da empresa em determinada conjuntura, e da expectativa dos investidores perante aos seus preços, as ações terão valores distintos da realidade.

Isso significa que o Preço Justo pode representar um valor maior ou menor do que estão sendo negociadas na bolsa. Nesses momentos, aparecem oportunidades de compra chamadas “barganhas” do mercado.

Nestas “barganhas”, é possível que, definido o Preço Justo, as compras de ações apresentem oportunidades de desconto sobre os preços das ações.

Não somente isso, mas, também, será possível comprar ações baratas de empresas que são consideradas boas pelo mercado financeiro.

Isso é possível de ser feito através de técnicas de valuation, em que o Preço Justo encontrado será o mais próximo da realidade.

Observando ações que estejam com o Preço Justo acima do preço de comercialização, entende-se que, desta forma, tem um potencial de valorização a longo prazo.

Como definir Preço Justo

Há várias formas de definir o Preço Justo através de valuation, sendo dois deles:

  • Por múltiplos;
  • Por fluxo de caixa descontado.

O valuation por múltiplos analisa indicadores de mercado de empresas do mesmo setor, que possuam características parecidas. Também pode-se analisar o histórico de uma mesma empresa.

Esta comparação pretende observar se determinada ação está mais barata quando comparada com os parâmetros de outras empresas similares, ou com o histórico da própria empresa.

Usam-se os múltiplos de preço/lucro; preço/valor patrimonial; enterprise value/EBITDA; e dividend yield.

Valuation por múltiplos é uma forma simples de observação, porém, sua precisão é duvidosa, pois muitos múltiplos são afetados por resultados que nem sempre se repetem ao longo do tempo.

Talvez realizar Valuation por fluxo de caixa descontado seja uma forma mais complexa, porém, de fato, mais completa para analisar o comportamento de ações.

Também chamado de Discounted Cash Flow, Valuation por fluxo de caixa descontado estima a expectativa de lucros futuros da empresa, observando o valor atual por uma taxa de desconto.

Na taxa de desconto, são analisados todos os custos de capital e possibilidades de risco do negócio.

Para isso, deve-se fazer uma projeção do fluxo de caixa da empresa, visando um intervalo de tempo futuro. Analisa-se comportamentos futuros como receitas e despesas.

Observando isso, pode-se definir a taxa de crescimento na perpetuidade, que seria uma taxa de crescimento do fluxo de caixa.

Nesta taxa de crescimento na perpetuidade, o fluxo de caixa é estipulado em valor presente, usando-se uma taxa de desconto. Assim, estima-se o Preço Justo das ações de determinada empresa.

Para realizar Valuation por fluxo de caixa descontado, é importante ser um bom conhecedor do mercado financeiro para observar o comportamento dessas taxas e saber como melhor empregá-las na avaliação.

Além das taxas, o investidor deve fazer uma análise qualitativa bem aprofundada, visto que o comportamento das ações não sofrem apenas de especulações e da oferta e demanda do mercado.

Também, é preciso avaliar todo o cenário, como conjuntura política e econômica geral, posição da empresa no mercado e sua gestão, vantagens competitivas, projeções futuras.

Assim, as estratégias através do Preço Justo são positivas, quando usadas por investidores experientes, observando também as melhores perspectivas gerais para se realizar investimentos nessa empresa.