O que é Preço de Exercício

Preço de Exercício é um valor determinado no momento em que se firma um contrato de direito sobre um ativo - denominado como opção -, com previsão de ser pago futuramente.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Este contrato de direito oferece a possibilidade do investidor comprar ou vender certo ativo, em algum momento futuro que melhor lhe pareça, com o Preço de Exercício estabelecido em contrato.

Este Preço de Exercício pode perder seu valor caso vença o prazo estipulado em contrato.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Características de Preço de Exercício 

Na bolsa de valores, Preço de Exercício é muito importante por ser considerado nas negociações de ativos, os quais são caracterizados como investimentos em Renda Variável. 

No momento em que o titular compra ou vende certo ativo, Preço de Exercício deve ser sempre considerado e observado, pois ele tem um prazo pré-determinado para seu vencimento. 

Assim, um investidor com uma carteira de investimentos diversificada deve estar atento, pois, vencido o prazo deste Preço de Exercício, um ativo pode deixar de fazer parte do seu domínio.

Também, através da BM&F Bovespa, Preço de Exercício de Opções tem um horário estabelecido para ser determinado e concluído, denominado como as datas de exercício de opções.

As datas futuras do Preço de Exercício estão atreladas a duas formas de compra ou venda de opções. São elas:

  • Opções americanas;
  • Opções europeias.

Nas Opções americanas, a possibilidade para compra ou venda poderá ocorrer em qualquer momento, respeitando o prazo de validade do Preço de Exercício.

Já nas Opções europeias, a possibilidade de exercício do direito só ocorrerá na data exata de vencimento do Preço de Exercício, conforme, também, o período da bolsa.

Ambas as Opções podem ser escolhidas pelo comprador e cabe ao operador agir de acordo com a escolha do investidor.

É possível que as Opções europeias sejam mais escolhidas do que as Opções americanas ou, até mesmo, que o investidor decida por deixá-las expirar.

Como funciona Preço de Exercício 

Preço de Exercício dá o direito aos investidores de comprar ou vender, em um prazo pré-estabelecido, um determinado ativo.

Para determinar o valor do Preço de Exercício, há algumas possibilidades a serem seguidas, para os melhores fins do investimento.

Se a cotação de uma certa ação equivaler, ou for próxima, ao Preço de Exercício de uma opção, é interessante que aja conforme o direito de venda ou compra estabelecido.

Para isso, é necessário que o investidor informe previamente a sua corretora sobre seu direito, até a terceira segunda-feira do mês em que se está, sendo 13h o limite para esta realização.

Se o investidor quiser continuar com as ações, deve colocá-las para compra em sua conta, em três dias úteis (D+3).

Se não quiser continuar com essas mesmas ações, deve fazer um daytrade, conforme seu direito de opção, comprando a ação e vendendo-a logo depois.

Para realizar esse direito de compra ou venda de ação, deve-se analisar qual é a cotação no momento da ação e o Preço de Exercício que foi pré-determinado.

Caso o Preço de Exercício seja maior que o valor de mercado, não será uma boa decisão. Caso o Preço de Exercício seja menor que o valor de mercado, trará vantagens.

Vale ressaltar que os custos de cada corretora de valores deve ser considerado, observando-os de forma alinhada com a decisão de exercer o direito de compra e venda.  

Assim, tem-se que o Preço de Exercício, em uma determinada data de vencimento, permite a aquisição do direito de compra e venda do ativo.

Com isso, é possível que os investidores façam uma projeção de valores e planejem suas estratégias, a depender da data e do valor do Preço de Exercício

Desta forma, escolherão o melhor Preço de Exercício para cumprir suas metas futuras de investimento da melhor maneira.