O que é Preço alvo

Preço alvo é um valor estimado para uma ação, através de cálculos que prevêem esse valor potencial até o final do ano corrente.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Preço alvo é realizado, principalmente, através de análises do fluxo de caixa descontado, cujo objetivo principal é demonstrar se Ações valorizaram ou desvalorizaram no período em questão.

Se as projeções indicarem que o Preço alvo será maior do que o atual, significa que haverá valorização. Caso seja menor, significa uma desvalorização em potencial dessas ações.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona Preço alvo

Preço alvo é calculado através de projeções futuras, especialmente por meio das análises do fluxo de caixa descontado.

O analista dessas ações projetam seu valor futuro, considerando determinado intervalo de tempo em que se iniciou a análise até o final do mesmo ano.

Ocorre uma estimativa do fluxo de caixa, visando quais serão os lucros futuros da empresa, através de uma taxa de desconto.

Na taxa de desconto, incluem-se todos os custos de capital, além de serem previstos os riscos possíveis que a empresa pode sofrer.

Considera-se o valor da empresa no presente e projeta-se esse valor no futuro, sendo possível calcular a projeção dos preços das ações dessa companhia.

Projetando esse fluxo de caixa da empresa, são incluídos as receitas e despesas.

Assim, consegue-se definir, também, a taxa de crescimento na perpetuidade - a taxa de crescimento do fluxo de caixa.

Dessa forma, os investidores conseguem ter uma dimensão em relação ao valor futuro, isto é, se o Preço alvo será mais caro ou barato no final do período calculado.

Com isso, eles conseguem fazer uma previsão de compra, visando, especialmente, se valerá a pena investir em determinadas ações da bolsa de valores.

Façamos uma simulação simplificada de uma projeção. Supondo que acionistas estipularam que determinada empresa, até o final do ano, terá uma ação com o Preço alvo de 30 reais. 

Sabe-se que hoje a ação da mesma empresa vale 25 reais. Assim, de acordo com essa projeção, haverá a valorização de 20% até o período determinado. Assim, compensará comprá-la.

Nota-se que essa projeção vale até o final do ano em que realizaram-se as análises. Terminado esse tempo, o Preço alvo não será mais o mesmo, sendo recomendadas novas avaliações.

Desvantagens de Preço alvo

O Preço alvo é um bom indicador para a compra de futuras ações, porém, deve ser ressaltado que há algumas cautelas a serem consideradas, como, por exemplo:

  • Experiência dos investidores e analistas;
  • Cenário econômico e político;
  • Relação da empresa com investidores e consumidores.

Primeiramente, analistas e investidores devem ter uma maior experiência e conhecimento em relação ao mercado financeiro, pois não é uma projeção fácil de ser feita.

Embora algumas estratégias de seu cálculo sejam, aparentemente, simples de ser tomadas por  alguém experiente - como as análises de fluxo de caixa descontado -, outros fatores devem ser considerados.

Por exemplo, observar o perfil dos investidores, as especulações durante as negociações, os volumes de compra e venda de ações de determinada empresa.

Ainda, é relevante notar o cenário econômico e político internacional/nacional, pois isso pode influenciar bastante para que uma empresa tenha seu Preço alvo alterado positiva ou negativamente.

Exemplificando, um cenário de crise interna de um país pode afastar investidores das ações de empresas nacionais, cuja tendência é se desvalorizar, dependendo do setor em que se encontram.

Essa desvalorização, dependente do âmbito econômico e político, não é algo simples de se observar. Pode depender muito de ações do Governo, investimento das empresas, do impacto da concorrência.

Ainda, outros aspectos podem influenciar , como a regulação estatal, a procura dos consumidores pelos produtos e de investidores pelas ações - caso confiem no histórico de determinadas empresas.

Portanto, Preço alvo é influenciado por diversas condicionantes, e cabe aos analistas e investidores com maior experiência considerá-las para fazer uma compra lucrativa.