Algumas das marcas de luxo mais importantes do mundo, incluindo Prada, Hermes e Chanel, encerraram suas operações na Rússia após a invasão na Ucrânia. O êxodo deixou muitas lojas de departamentos de luxo vazias.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em uma tentativa de preservar o valor de suas economias, as pessoas mais ricas da Rússia foram às compras de joias e artigos de luxo na semana passada.

O banco de investimentos Jefferies estimou que os gastos russos em bens de luxo totalizaram US$ 9 bilhões em vendas anuais, informou a Reuters.

A Richemont, controladora da Cartier e Hermes, foi a primeira empresa de luxo a deixar de operar na Rússia em 4 de março.

"Profundamente preocupados com a situação na Europa neste momento, é com pesar que tomamos a decisão de fechar temporariamente nossas lojas na Rússia e pausar todas as nossas atividades comerciais", disse a empresa em um post no LinkedIn.

O grupo italiano de luxo Prada, parou de vender na Rússia em 5 de março, segundo a Reuters.

"Nossa principal preocupação é com todos os colegas e suas famílias afetados pela tragédia na Ucrânia, e continuaremos a apoiá-los", disse Prada à emissora.

A LVMH, empresa controladora da Louis Vuitton, Christian Dior, Fendi e Givenchy, tinha mais de 120 lojas na Rússia. Todas fecharam em 6 de março, de acordo com o The New York Times.

Um porta-voz disse ao The Times que a LVMH continuará pagando seus 3.500 funcionários na Rússia.

A Kering, dona da Gucci, também anunciou o fechamento de suas lojas na Rússia em 6 de março.

“Devido às crescentes preocupações com a situação atual na Europa, a Kering está fechando temporariamente suas lojas na Rússia para suas casas que o Grupo opera diretamente no país”, disse a empresa em um post no LinkedIn. 

A Kering também possui outras casas de moda famosas, incluindo Bottega Veneta, Balenciaga e Saint Laurent. A empresa disse que continuará apoiando seus 180 funcionários no país, segundo a Reuters.

Fonte: Business Insider

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.