O que é PQO - programa de qualificação operacional

PQO - programa de qualificação operacional é uma certificação criada pela B3, cujo objetivo principal é obter um parâmetro em relação às operações dos profissionais e instituições envolvidas no mercado financeiro.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

PQO - programa de qualificação operacional serve como uma boa identificação de requisitos essenciais de qualidade de atuação dos profissionais e das instituições financeiras em si.

Para tanto, criou-se uma certificação PQO - programa de qualificação operacional, que contribui para o reconhecimento daqueles mais alinhados com os parâmetros da B3 e do mercado financeiro.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Características de PQO - programa de qualificação operacional

PQO - programa de qualificação operacional foi criado em 2006, pela então BM&F, atual B3, para observar a conduta e qualidade das instituições atuantes do mercado financeiro.

Com o passar do tempo, os serviços oferecidos por tais instituições foram crescendo, o que contribuiu para a segurança e rentabilidade dos investidores.

Então, PQO - programa de qualificação operacional se tornou uma certificação, da qual não só as instituições, como também os profissionais da área devem obter.

Assim, serão reconhecidos como locais e pessoas mais confiáveis para a condução das operações, por obterem esse selo validado pela B3.

Com a criação do PQO - programa de qualificação operacional, o padrão de funcionamento do mercado financeiro, de uma forma geral, foi sendo aperfeiçoado.

Isso se deve ao fato de que, desde a sua criação, este certificado foi melhorando o nível de exigência dos conhecimentos e da atuação no mercado.

Atualmente, mais de 120 instituições financeiras possuem esse selo, assim como mais de 12 mil profissionais atuantes na bolsa de valores e no sistema financeiro em geral. 

Assim, a B3 avalia os serviços prestados pelas corretoras de valores e demais instituições financeiras ligadas à bolsa de valores, além dos agentes financeiros autônomos.

Com isso, avalia-se a qualidade dos serviços prestados, além da segurança e integridade disponibilizadas pelos seus agentes.

Certificação PQO - programa de qualificação operacional

Uma das principais partes do PQO - programa de qualificação operacional é o certificado sobre os profissionais que atuam em diversas áreas do mercado financeiro.

Para obter tal certificado, é necessário prestar uma prova, na qual serão requeridos conhecimentos relacionados às diversas áreas de atuação que a B3 engloba.

Profissionais de outras áreas podem prestar esse exame, caso lhes seja de interesse, mesmo que não possuam vínculo com a B3.

Essa prova, até o início da pandemia, poderia ser realizada em diversos centros de aplicação espalhados pelo país, além do modo virtual.

Agora, devido a pandemia do COVID-19, ela é aplicada somente de modo online.

Ela é composta por 60 questões dissertativas e 30 questões de múltipla escolha. Para aprovação, deve-se acertar 60% de todas as perguntas.

As áreas da B3 que são contempladas pela certificação PQO - programa de qualificação operacional são:

  • Operações;
  • Compliance;
  • Risco;
  • Comercial;
  • Back Office;
  • Liquidação;
  • Custódia;
  • Cadastro.

Essa prova é obrigatória para aqueles profissionais que são vinculados à B3 e trabalham em uma dessas oito áreas.

Desde o ano de 2011, é regra que a certificação PQO - programa de qualificação operacional é válida por cinco anos, como um incentivo também para a renovação de conhecimento constante.

A atuação destes profissionais com a certificação fora do prazo de validade, ou que nunca tenham prestado o exame, é vista como irregular pela bolsa de valores.

Caso o profissional esteja em uma dessas duas situações, ele poderá sofrer punições por parte da B3.

Obter a certificação PQO - programa de qualificação operacional é interessante, pois o profissional será melhor reconhecido na área de atuação, inclusive aos que trabalham em bancos e corretoras de valores.

Como abrange diversos conhecimentos sobre economia e mercado financeiro, como de derivativos e capitais, será um modo de assegurar a qualidade dos serviços e do conhecimento dos profissionais e instituições.