O que é PP&E - Property, Plant and Equipment

PP&E - Property, Plant and Equipment é o conjunto de ativo imobilizado da empresa, também chamado de ativo fixo, ou seja, os bens físicos que fazem parte de seu patrimônio.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Neste patrimônio, estão incluídos imóveis, equipamentos, ferramentas, patentes, utensílios, ou seja, todos os bens essenciais à empresa, que não podem ser convertidos em dinheiro rapidamente.

Também estão inclusos, em PP&E - Property, Plant and Equipment, os direitos da empresa. Tanto os direitos quanto os bens são fundamentais para que a empresa opere e se mantenha. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Características de PP&E - Property, Plant and Equipment 

PP&E - Property, Plant and Equipment é definido, então, como os ativos imobilizados de certa empresa, sendo os bens tangíveis, ou seja, materializados, cuja função principal é manter suas operações.

PP&E - Property, Plant and Equipment deve estar dentro de dois parâmetros principais:

  • Preço de cada um dos bens custar acima de R$1.200;
  • Prazo de vida útil de cada um dos itens deve ser superior a um ano.

Dessa forma, pode-se caracterizar o patrimônio de cada empresa, sendo bens fixos que não são convertidos facilmente em dinheiro.

Os principais bens que compõem o PP&E - Property, Plant and Equipment de uma empresa são:

  • Maquinário e demais utensílios;
  • Computadores e demais equipamentos tecnológicos;
  • Veículos de transporte;
  • Mobiliário;
  • Edificação em si;
  • Terrenos;
  • Construções em andamento;
  • Ferramentas;
  • Patentes.

Tudo o que PP&E - Property, Plant and Equipment englobar pode ser contabilizado no Balanço Patrimonial, que é realizado anualmente, em geral, no final do ano.

É importante realizar esse Balanço Patrimonial, pois são contabilizados todos os ativos circulantes e imobilizados da empresa, além dos passivos, incluindo lucros e prejuízos.

Além disso, pode-se observar que, em PP&E - Property, Plant and Equipment, é importante considerar a durabilidade a longo prazo de cada um dos bens fixos.

Como mencionado anteriormente, é previsto que a vida útil de PP&E - Property, Plant and Equipment seja superior a um ano, então deve-se analisar a qualidade, assim como sua conservação.

Ainda, PP&E - Property, Plant and Equipment, diferentemente dos ativos em geral, não tem como característica ser determinado pela liquidez.

Isso quer dizer que seu objetivo não é transformar-se imediatamente em dinheiro, mas, sim, manter a operalidade da empresa no melhor e mais eficiente nível possível.

Como forma de ser o mais eficiente possível, também é importante prezar pela conservação de PP&E - Property, Plant and Equipment, pois, assim, a durabilidade é maior, causando menos prejuízo.

Assim, cada um dos itens de PP&E - Property, Plant and Equipment possuem um tempo estimado de durabilidade, que seria sua vida útil, aliado a um percentual estimado de depreciação.

Nesse percentual de depreciação, calcula-se uma estimativa de desvalorização, ao passar dos anos, de cada PP&E - Property, Plant and Equipment.

Por exemplo, costuma-se estimar que os veículos possuem uma vida útil de 25 anos, e pode-se considerar uma depreciação de 4% por ano, conforme os parâmetros da NBC TG 27 (24).

Assim, o valor de depreciação será o valor de compra de um dos bens considerados em PP&E - Property, Plant and Equipment dividido pela sua vida útil.

Conforme for passando o tempo, o valor de cada ativo será depreciado, resultando no chamado valor residual.

Importância de PP&E - Property, Plant and Equipment

PP&E - Property, Plant and Equipment é importante para o investidor da bolsa de valores, entre outras razões, pois permite fazer uma análise de crescimento da empresa através do aumento de patrimônio.

Assim, é interessante observar o crescimento de uma empresa, através de seu PP&E - Property, Plant and Equipment, pois consegue-se avaliar a longo prazo seu valor de mercado.

É positivo para aqueles que visam investir a longo prazo e adquirir Ações de uma determinada empresa, no momento em que a composição do ativo imobilizado é grande e crescente.