Durante a conferência The B Word, Elon Musk disse que, além do Bitcoin (BTC) de propriedade de Tesla (TSLA34) e de sua empresa de foguetes SpaceX, ele pessoalmente possui Bitcoin e as criptomoedas Ethereum (ETH) e Dogecoin (DOGE).

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Também abordou alegações de que havia ajudado a aumentar artificialmente o preço das criptomoedas antes de vendê-las brincando que pode até inflar os preços, mas não larga mão dos bitcoins que possui.

Após seus comentários, o Bitcoin subiu 6%, para US$ 31.952, e o Ethereum, foi 10,6% superior, para US$ 1.979, de acordo com dados do site da Coindesk.

O “The B Word” foi um evento online realizado na quarta-feira (21) contou com a presença de Elon Musk, do CEO do Twitter e da Square, Jack Dorsey e de Cathie Wood, fundadora e CEO da Ark Investments.  

O painel “Bitcoin como uma ferramenta para empoderamento econômico” teve o objetivo de debater o que torna o Bitcoin especial e explicar como as instituições podem abraçá-lo, sua relação com a energia e o futuro da criptomoeda.

Criptomoedas na carteira

Elon Musk disse que tem três ativos importantes do mercado cripto: Bitcoin, Ether e Dogecoin, sendo o BTC sua maior posição.

Ele acrescentou que a Tesla e a SpaceX também possuem bitcoin.

Embora a Tesla não permita mais que as pessoas paguem por carros usando Bitcoin, a montadora não vendeu seu Bitcoin, disse ele. 

“Não estamos vendendo nenhum Bitcoin, nem estou vendendo nada pessoalmente, nem a SpaceX está vendendo nenhum Bitcoin.”

Disse também que, neste momento, as únicas ações negociadas publicamente que ele possui são as da Tesla, além de ter participação na SpaceX, em que ele também é dono, mas que não tem capital aberto.

“A única coisa significativa que possuo fora da Tesla é a SpaceX”, observou ele.

Em última análise, Musk disse no evento que seu sucesso financeiro está parcialmente ligado ao desempenho dessas moedas digitais.

"Se o preço do bitcoin cair, eu perco dinheiro", disse Musk. "Eu posso inflar, mas não largo", brincou com aqueles que o acusam de estar aplicando o “Pump and Dump”.

"Inflar e largar", em inglês "Pump and Dump" é um tipo de fraude de títulos em que alguém tenta aumentar o preço de um ativo por meio de declarações falsas, enganosas ou exageradas e depois os vende para lucrar com os preços inflacionados.

Apesar da turbulência que ele cria no mundo das criptomoedas, Musk disse ser "um defensor do bitcoin e da ideia da criptomoeda em geral".

“Definitivamente, não acredito em elevar o preço e vender ou algo assim. Eu gostaria de ver o bitcoin ter sucesso”, concluiu o bilionário.

Preocupações ambientais

No evento, Musk e Dorsey também abordaram as preocupações ambientais sobre bitcoin e outras criptomoedas, que exigem grandes quantidades de energia para alimentar os computadores necessários para "minerá-los". 

Em maio, a Tesla interrompeu as transações de bitcoin depois que Musk disse que percebeu que a rede da criptomoeda poderia depender de energia movida a carvão.

"A missão da Tesla é acelerar o advento da energia sustentável. Não podemos ser a empresa que faz isso e também não fazemos a devida diligência no uso de energia do bitcoin", disse Musk. "Agora, parece que o bitcoin está mudando muito mais para as energias renováveis."

Musk disse que a empresa está mantendo o bitcoin e que provavelmente começará a aceitar pagamentos com bitcoin novamente quando cerca de metade da energia usada para extrair bitcoin vir de fontes limpas, como energia solar e eólica.

"Provavelmente, a resposta é que a Tesla voltaria a aceitar o Bitcoin".

"Eu queria um pouco mais de devida diligência para confirmar que a porcentagem de uso de energia renovável é provavelmente igual ou superior a 50% e que há uma tendência de aumento esse número e, nesse caso, a Tesla voltaria a aceitar o Bitcoin. "

Quer Investir em Criptomoedas? Acesse aqui a Maior Corretora do Mundo.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.