O que é Position Trade

Position Trade é uma estratégia utilizada na bolsa de valores, visando uma obtenção de lucros a longo prazo.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Com Position Trade, um operador busca manter a posição de determinada ação, em um longo período de tempo, para atingir o lucro previsto.

O período do Position Trade pode durar meses ou anos e é interessante fazer análise fundamentalista para projetar o momento mais propício de compra ou venda.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Características de Position Trade

Position Trade é realizado através de uma análise complexa das especulações do mercado financeiro, ao observar-se suas tendências de alta ou baixa e como influenciam nos preços das ações.

Position Trade pode ser considerado, então, como uma especulação, cujo intuito principal é obter lucro com a variação das ações durante meses ou anos.

Position Trade é mantido em determinada posição até um sinal de reversão de tendência ser apresentado

Para que isso aconteça, são definidos momentos de stop-loss ou stop-gain maiores, visando um bom lucro decorrente das variações dos preços das ações ao longo do tempo. 

As pequenas oscilações de preços a curto prazo não costumam interessar aos operadores de ações, não afetando nas decisões que pretendem tomar.

Agindo-se assim, assume-se um risco maior nesta operação. Por isso, justifica-se a consideração de longos prazos para obter-se mais lucro.

Para analisar o cenário, de uma forma a especificar e identificar tendências, é feita a análise técnica e, se bem interpretado, aliado com boas condições do mercado, costuma-se prosperar bastante.

É importante ressaltar que também há a possibilidade de falhas, pois o mercado não se comporta linearmente, são muitos fatores os quais influenciam seu comportamento.

Ainda, a análise fundamentalista é utilizada, também, para selecionar ações que melhor se adequam ao perfil do investidor.

Position Trade é indicado para ser realizado por investidores de perfil moderado, com contas em corretoras e que tenham a predisposição a assumir riscos perante ao dinheiro que possui.

Assim, indica-se que investidores procurem ajuda de um analista financeiro, pois, por mais que possam ter conhecimento sobre o mercado financeiro e de ações, Position Trade oferece certos riscos. 

Vantagens de Position Trade

Visando sempre a obtenção do máximo de lucro possível, Position Trade tem boas vantagens dentro do mercado financeiro, como: 

  • Baixos custos;
  • Menor exposição ao risco;
  • Menor tempo de acompanhamento das variações do mercado;
  • Análise técnica e análise fundamentalista.

Primeiramente, Position Trade, por ser uma estratégia que fixa uma ação em uma posição por um período prolongado, apresentará menos taxas, pois menos ordens serão abertas em relação a ela.

Assim, menores taxas ocasionam em um menor impacto na rentabilidade, podendo, então, apresentar um maior lucro.

Outra grande vantagem é que quem escolhe operar por Position Trade, ao invés de day trade, não antecipa movimentos do mercado.

Ou seja, é possível observar certa tendência a se fortalecer para observar a influência em suas próprias ações, se correspondem ou não ao comportamento esperado para a rentabilidade.

Ainda, o operador consegue, com um menor tempo de acompanhamento das variações do mercado, atualizar-se em relação às variações de preço.

É vantajoso para o operador de Position Trade, pois pode dedicar-se a outras funções, investimentos ou análises, sem restringir-se a acompanhar somente essa movimentação, nem gastar tanto tempo com isso.

Também, ao usar da análise técnica e da análise fundamentalista, para o Position Trade, consegue ter um bom panorama das empresas e seus respectivos comportamentos.

Desta forma, consegue encontrar bons fundamentos para a especulação de suas respectivas ações.

Vale ressaltar que, observando todas essas vantagens, deve-se tomar cuidado com a leitura de cenários, pois o Position Trade fica muito suscetível à reversão de suas tendências.

Ou seja, a conjuntura política nacional ou internacional, ou até a da própria empresa, pode alterar-se e afetar a rentabilidade. 

Com a análise fundamentalista, o operador se informará melhor dos fundamentos da empresa, procurando não deixar tão instável essas influências sobre os lucros das ações em questão.