A Berkshire Hathaway (BERK34), de Warren Buffett, acumulou ações de petróleo e gás este ano, construindo uma posição de US$ 25 bilhões na Chevron (CHVX34) e uma participação de US$ 12 bilhões na Occidental Petroleum (OXYP34).

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Josh Young, fundador e chefe da Bison Interests e especialista em ações de energia, descreveu a lógica potencial de Buffett durante um episódio recente do podcast “We Study Billionaires”.

Buffett e sua equipe provavelmente estão otimistas com os preços da energia, que subiram após a invasão da Ucrânia pela Rússia, interrompendo o fornecimento global, disse Young.

Eles devem ter determinado que ambas as empresas estavam subvalorizadas, além de admirar suas equipes de gerenciamento.

Provavelmente também estavam limitados a escolher um participante do setor grande o suficiente para mover a agulha nas finanças da Berkshire, continuou ele.

"A Chevron é provavelmente a produtora integrada de mega capitalização mais bem administrada", disse Young. 

"Oxy - na época em que ele começou a comprá-lo em março - era o produtor mais barato com a maior vantagem dos preços mais altos do petróleo."

Young explicou que a Occidental ganha mais dinheiro quando os preços do petróleo sobem do que seus concorrentes, descrevendo o impacto pronunciado como o "torque de fluxo de caixa" da empresa.

Ele também destacou os pagamentos agressivos de dívidas da Occidental, o plano claro de sua CEO Vicki Hollub para revitalizar a empresa e seu foco em devolver capital aos acionistas. Todos são, sem dúvida, atraentes para Buffett, acredita ele.

No entanto, Young observou que tanto a Chevron quanto a Occidental sofrem de deseconomias de escala, pois é difícil para elas funcionarem de forma tão eficiente quanto alguns de seus rivais menores.

Eles também possuem ativos legados medíocres e enfrentam problemas de governança, acrescentou. 

Por um lado, a sede da Chevron fica na Califórnia, o que significa que suas políticas de gestão estão mais alinhadas com outras empresas daquele estado do que com seus pares texanos.

Young questiona se a Berkshire, que comprou 188 milhões de ações ou mais de 20% da Occidental este ano, deve continuar aumentando sua participação. 

Ele questionou por que Buffett e sua equipe não investem em outra empresa de energia, já que muitas delas caíram de valor nos últimos meses, enquanto o selo de aprovação de Buffett manteve o preço da Occidental flutuando.

Ainda assim, o chefe da Bison disse que a profunda afinidade de Buffett com as ações era notável e levantou a perspectiva de uma aquisição total da empresa.

"Ele continua comprando as ações de uma maneira muito incomum para a Berkshire", disse Young.

"Acho que é um sinal muito forte de que ele está falando sério. Ele quer ser o dono. E ele quer essa exposição a uma potencial inflação mais alta, preços mais altos do petróleo, e realmente acredita nisso."

Fonte: Business Insider

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.