Quando você conta com o auxílio de um profissional do mercado financeiro, a primeira coisa que espera é que ele esteja focado no que realmente importa: o cliente. Infelizmente não é sempre isso que acontece.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O modelo de comissão coloca muita gente em enrascada, por isso, cada vez mais assessores estão migrando para o modelo de consultoria financeira.

Como consultor, ele não precisa distribuir nenhum produto específico e pode parar de prospectar para focar em ajudar o cliente a atingir os objetivos dele.

O motivo é claro: se descolar do modelo conflitado, que ainda predomina no mercado, para trabalhar com liberdade e oferecer, de fato, o melhor aos seus clientes.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

As transformações no mercado financeiro nos últimos anos são evidentes e os consultores são a versão moderna de toda a indústria.

O mercado estadunidense já chegou nesse patamar de investimento sem conflito de interesse e esse modelo está aparecendo cada vez mais no Brasil

Nos últimos anos, os assessores financeiros viram um declínio no número de novos negócios, afinal, os clientes não querem pagar pelos serviços que não precisam.

Com o número de clientes para assessoria financeira diminuindo, os profissionais precisam repensar seu modelo de negócios se quiserem permanecer competitivos.

Por que optar por uma consultoria de investimentos?

Diferente dos assessores financeiros de bancos e corretoras que ainda adotam predominantemente o modelo commission-based na comercialização de produtos financeiros, os consultores oferecem um trabalho alinhado com o cliente.

É comum que as pessoas confundam o papel do consultor de investimentos com o do assessor,  contudo, existe um conflito entre os serviços prestados gerados, justamente, pelo modelo de remuneração.

O assessor de investimentos é o profissional que atua na distribuição de produtos e na prospecção de clientes. 

Ele é vinculado a uma corretora ou distribuidora de valores e poderá apenas fornecer os produtos disponíveis naquela instituição.

Pela lei, o assessor não pode recomendar investimentos para seus clientes, mas pode auxiliá-los.

Por este serviço, ele é remunerado a partir de comissões embutidas nos produtos.

Isso cria um conflito de interesses entre os objetivos do investidor e o lucro de quem está vendendo.

Na ponta, o cliente não tem certeza se está recebendo indicações baseadas no seu interesse, objetivo e expectativa, ou no que é melhor para quem está vendendo.

Já o consultor de investimentos não distribui os produtos que ele recomenda aos seus clientes, muito menos recebe qualquer tipo de vantagem por indicação.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Esse profissional atua de uma maneira mais independente, sem vínculo com nenhuma instituição financeira.

Ele pode sim ser colaborador de uma empresa de consultoria de investimento, mas não de bancos ou corretoras que distribuem valores mobiliários.

O consultor de investimentos tem o dever de orientar o seu cliente para o melhor caminho de acordo com o perfil e os objetivos do cliente.

Este profissional deverá agir com transparência, tendo tudo decidido entre ele e o cliente, de maneira que os interesses estejam 100% alinhados e sem nenhum conflito de interesse.

Por tudo isso, não só os clientes já viram as vantagens de contar com um consultor financeiro, mas os próprios profissionais estão migrando para esse modelo.

Informe o DDD + 9 dígitos