Investir em tokens não-fungíveis (NFTs) abre portas para um mundo de possibilidades para ganhar dinheiro com ativos digitais.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Não são só as criptomoedas, como o Bitcoin (BTC), que estão revolucionando o mercado financeiro e se mostrando como uma alternativa extremamente rentável.

Os NFTs se espalharam pelos diferentes setores das finanças descentralizadas (DeFi) e movimentam bilhões, liderando as valorizações.

Engana-se quem pensa que os NFTs são apenas itens colecionáveis. Estes ativos carregam possibilidades infinitas e servem como uma ponte entre os mundos digital e real.

Você não vai querer ficar de fora dessa revolução que os tokens não fungíveis estão fazendo. Ganha dinheiro com NFT quem cria, mas também quem compra. 

Desde junho de 2021, colecionadores e traders podem contar com a plataforma NFT da exchange Binance para criar, comprar e vender seus tokens.

Não fique em dúvida. Continue a leitura e saiba por que você deveria investir em NFTs e como começar a negociar agora mesmo.

Quer Investir em Criptomoedas? Acesse aqui a Maior Corretora do Mundo.

O que é um NFT? 

NFT (non-fungible token) ou token não-fungível, em português, é um token que representa um ativo exclusivo.

Ele é uma espécie de certificado digital que define originalidade e exclusividade de produtos físicos ou digitais.

Ao contrário das criptomoedas que são fungíveis, ou seja, podem ser substituídas por outras de equivalente valor, os NFTs não são intercambiáveis.

Isso significa que eles são únicos. Não há um igual ao outro.

Isso é possível graças à tecnologia blockchain, sistema que permite que os holders comprovem a autenticidade e a procedência do ativo. Isso também é usado para criar escassez digital e proporcionar valor ao token.

Os NFTs podem representar uma versão digital de praticamente qualquer item, como textos, quadros, músicas, cards colecionáveis, jogos, etc.

Por que investir em NFTs

Existem diversos motivos para investir em NFTs, seja como criador ou comprador.

Atualmente, milhares de obras digitais já tiveram altas valorizações e foram vendidas a preços impressionantes. Muitos investidores também têm lucrado alto com o mercado aquecido.

Alguns dos motivos dessa febre dos tokens não fungíveis são:

Versatilidade

Os NFTs são muito versáteis, podendo ser aplicados a praticamente qualquer item ou sua representação digital como textos, músicas, jogos eletrônicos, arte, memes, etc.

As possibilidades são infinitas e vão além do que apenas itens colecionáveis. 

No mundo real, os NFTs podem ser aplicados em verificações de autenticidades, como passagens aéreas, direitos de voto até objetos, por exemplo.

Negociabilidade

Por causa da versatilidade, é possível transformar qualquer coisa em um NFT e lucrar com isso, caso tenha alguém interessado em adquirir.

Os NFTs podem ser facilmente criados e transferidos de uma carteira a outra. 

A tecnologia em torno dos tokens não fungíveis já existe há mais de 10 anos, mas esse mercado somente explodiu em popularidade nos últimos anos e tende a crescer cada vez mais. 

Escassez comercial

Os NFTs representam uma propriedade digital específica, ou seja, eles são únicos.

Essa escassez pode gerar uma maior valorização em alguns setores. 

Ganhar dinheiro criando NFTs

Muitas pessoas já ganharam muito dinheiro criando NFTs. Os artistas são os principais beneficiados com a venda de artes digitais. 

Entre eles está a neta de Warren Buffett, Nicole Buffett. A artista plástica cria NFTs de suas pinturas e comercializa em plataformas NFTs.

O artista Beeple vendeu seu projeto chamado "Everydays" registrado como um token não fungível por US$ 69 milhões.

Até o CEO do Twitter, Jack Dorsey, entrou na onda dos NFTs e vendeu seu primeiro tuíte por US$ 2.9 bilhões.

Ganhar dinheiro negociando NFTs

Quem compra um NFT também se beneficia, seja por adquirir algo colecionável que considera importante ou comprando esperando a valorização desse ativo.

Para esse último tipo de investidor, o conhecimento especializado no campo em que está investindo é a chave para o sucesso.

Como determinar o valor de um NFT 

Assim como você não compraria ações sem fazer sua pesquisa, se você pensa em ganhar dinheiro negociando NFT precisa acompanhar as tendências recentes e estudos de mercado.

A oferta de NFTs é muito grande no mercado, por isso, compradores e vendedores precisam avaliar seu valor antes de comprar.

Embora o valor seja, em grande parte, uma questão de percepção pessoal, o valor intrínseco de um ativo obedece a uma série de critérios do mercado.

Para saber se um NTF está caro ou barato os principais fatores a serem considerados são raridade, utilidade e tangibilidade.

Quando se trata de uma criptoarte é preciso analisar quem criou, o valor artístico, o que representa e a procura por outros colecionadores.

Assim como em obras físicas, os NFTs de um artista renomado são mais valiosos do que aqueles de um criador menos conhecido. 

O valor também varia de acordo com a procura pelo NFT e o momento do mercado dependendo do ativo que representa.

Veja com mais detalhes os três fatores principais para avaliar o valor de um NFT.

1. Raridade

A raridade diz respeito à dificuldade de obter determinado NFT. É o caso de obras de arte inéditas de criadores famosos ou personagens exclusivos.

As pessoas que adquirem esses NFTs são atraídas pelo seu valor intrínseco de possuir a prova de propriedade de um ativo raro.

Exemplos do efeito de raridade são o sucesso dos CryptoKitties, jogo online que permite aos jogadores criarem e negociarem diferentes tipos de gatos virtuais, os personagens únicos do CryptoPunk, o projeto do artista Beeple, entre outros.

2. Utilidade

O fator utilidade se refere à aplicação do token não-fungível no mundo físico ou digital. 

Por exemplo, os NFTs usados em games, seja como cards colecionáveis ou aqueles que dão funções especiais no jogo como feitiços ou personagens. 

Essa característica proporciona um valor imediato, que será maior conforme a popularidade do projeto. Quanto maior a comunidade de jogadores, maior tende a ser o número de pessoas dispostas a pagar por um cartão exclusivo.

Exemplos de NFTs de utilidade cartões colecionáveis como no popular popular jogo Witcher Gwent que começou a lançar personagens únicos.

3. Tangibilidade

A tangibilidade refere-se à existência física do bem. Já existem NFTs amarrados a objetos do mundo real que garantem os direitos de propriedade.

Um exemplo desse fator são NFTs de ingressos para eventos.

Quanto mais exclusivo ou frequentado por celebridades, mais valioso ele pode se tornar para determinadas pessoas.

Como começar a investir em NFTs

Os NFTs são negociados em mercados de NFT, também conhecidos como marketplaces. Esses locais reúnem criadores e entusiastas para criar e negociar os tokens não-fungíveis.

As vendas são feitas em preço fixo ou na forma de leilões. Neste caso, é preciso dar um lance vencedor para assumir a propriedade do NFT.

Para comprar ou vender tokens não fungíveis o primeiro passo é pesquisar e escolher seu marketplace de NFT.

A Binance, maior exchange de criptomoedas por volume de negociação possui sua própria plataforma, o Binance NFT Marketplace.

O Marketplace de NFT da Binance é impulsionado pela comunidade e infraestrutura de blockchain Binance e oferece uma plataforma de maior liquidez para os usuários lançarem e negociarem NFTs

Quem já é cliente da Binance pode usar sua conta na exchange para comprar e vender NFTs no Binance NFT Marketplace e aproveitar toda a conveniência de um único ponto de acesso. 

Quer Investir em Criptomoedas? Acesse aqui a Maior Corretora do Mundo.

Como Comprar NFT no Marketplace de NFT da Binance

Colecionadores e investidores podem comprar NFTs no marketplace de NFT da Binance. 

A plataforma oferece alta liquidez e uma variedade de NFTs, desde criadores do dia-a-dia até lançamentos premium de marcas e artistas globais.

Comprar e vender NFTs na Binance é muito fácil.

Se você já é cliente da Binance, pode começar sua jornada NFT utilizando o mesmo acesso.

Se você é novo na Binance, primeiro precisa se registrar para abrir sua conta.

Tanto usuários existentes quanto os novos precisam possuir fundos em sua carteira antes de comprar seu primeiro NFT.

Veja como depositar dinheiro em sua conta Binance para começar suas compras NFT. 

As vendas de NFT seguem o formato de Leilão ou Preço Fixo e são pagáveis ​​em várias criptomoedas diferentes.

Entre no marketplace da Binance e procure o NFT desejado. Lá você encontra os principais criadores, as principais tendências do momento, jogos e informações sobre o mercado e os tokens não-fungíveis.

Na parte de Mercado, você pode usar filtros para selecionar os NFTs em categorias, tipos de arquivo, tipo de venda (leilão ou preço fixo) e moedas.

Como comprar em um leilão NFT

Se você encontrou um NFT que deseja comprar que esteja listado para venda em leilão, primeiro terá que fazer um lance. O mais alto ao final do prazo será o comprador do NFT.

Depois de encontrar o NFT, clique em seu nome para acessar a página com informações detalhadas sobre ele, incluindo a descrição, imagem e histórico de lances.

Para dar seu lance, clique no botão [Fazer um lance].

Uma nova janela será exibida para que você insira o valor do seu lance. 

Verifique a marcação mínima, este é o valor mínimo que você precisa para dar um novo lance. 

Depois de inserir o valor desejado é só clicar para confirmar.

Como comprar um preço fixo NFT

Comprar um NFT a um preço fixo é mais simples do que fazer um lance em um leilão e a venda é instantânea.

Depois de encontrar o NFT que deseja comprar, clique no botão [Comprar agora] para pagar o preço total.

Ou tente comprar por um preço menor clicando em [Colocar uma Oferta]. O vendedor poderá aceitar ou recusar a sua oferta.

Caixa misteriosa

No marketplace de NFT da Binance você encontra também a Caixa Misteriosa, um NFT surpresa que só será revelado após comprar e abrir a caixa.

Existem quatro tipos de NFT que você pode encontrar: super super rara (SSR), super rara (SR), rara (R) e normal (N), vai depender basicamente da sua sorte.

Para comprar uma Caixa Misteriosa, vá até a página da Caixa Misteriosa Binance e escolha sua caixa.

Clicando sobre o nome você verá mais informações, o número e a probabilidade dos NFTs aparecerem na Caixa Misteriosa.

Na página, selecione o número de Caixas Misteriosas que você deseja comprar e clique em [Comprar].

Uma nova janela com os detalhes da ordem irá aparecer solicitando que você confirme os detalhes da compra. 

Clique em [Confirmar] para concluir a transação.

As Caixas Misteriosas não são reembolsáveis, mas podem ser vendidas novamente no Marketplace caso deseje.

Quer Investir em Criptomoedas? Acesse aqui a Maior Corretora do Mundo.

Como Vender NFT no Marketplace de NFT da Binance

No ecossistema da Binance você pode negociar e criar tokens não fungíveis. 

Para criar seus próprios NFTs, utilize a Binance Smart Chain ou mesmo o Ethereum. Depois de criado, você pode vendê-lo no marketplace da Binance.

Como Criador, além da venda inicial, você também receberá 1% de valor de royalty de qualquer trading subsequente da sua NFT na plataforma. 

Para vender uma NFT que você mesmo criou ou uma das suas coleções, o processo é semelhante. 

Primeiro, é preciso especificar as condições da venda. Depois, a equipe da Binance irá analisar sua inscrição e listá-la no Marketplace de NFT da Binance.

Listagem de um NFT criado

Depois de criar um NFT, você verá a tela [Emissão Completa]. 

Clique no botão [Listar a NFT] para ver as opções de listagem. 

Complete com os dados que deseja para a sua venda, como venda direta ou leilão, preço, moeda, etc.

Listando uma NFT de sua coleção

Para vender uma NFT que você já possui, vá para a central de usuário e visualize a seção [Coleções] clicando na NFT que deseja listar.

Na página da descrição da NFT, clique em [Listar a NFT].

Aparecerá as opções de listagem para sua venda de NFT. Defina se será feita a venda instantânea utilizando a aba Definir Preço ou leilão clicando em Oferta Mais Alta.

Para a venda a preço fixo, coloque o preço que você gostaria de receber pela NFT. Você também poderá escolher a criptomoeda que deseja receber como pagamento clicando no logo das criptomoedas no lado direito.

Se optar pelo leilão terá que definir o lance mínimo da sua venda e a criptomoeda.

O próximo passo é especificar a data e hora que se encerrará o Leilão ou a venda por Preço Fixo. 

Depois, escolha a categoria adequada que melhor corresponde à sua NFT e escreva uma descrição, se necessário.

Quando você tiver incluído todas as informações, clique no botão [Enviar].

A equipe da Binance revisará cada NFT antes de listá-la. O processo geralmente leva de 4 a 8 horas.

Investir em NFT vale a pena?

Os tokens não-fungíveis (NFTs) oferecem mais uma oportunidade para lucrar com ativos digitais.

Seja para você que deseja criar e vender seus NFTs ou compradores e traders, o mercado de NFT está cheio de opções.

Independente de qual for o seu caso, o Marketplace de NFT da Binance é um lugar seguro para você realizar suas negociações com maior liquidez e menores preços.

Quer Investir em Criptomoedas? Acesse aqui a Maior Corretora do Mundo.