Resumo:

  • O consultor de investimentos ajuda a desmistificar o mercado e encontrar os melhores investimentos.
  • As estratégias são individuais e personalizadas de acordo com a realidade e objetivos do cliente.
  • Ter o acompanhamento de um profissional ajuda a potencializar os resultados e traz mais segurança.

Insatisfeito com a Rentabilidade dos Investimentos? Responda 5 Perguntas e Receba um Aconselhamento Gratuito.

Você tem dinheiro guardado e não sabe onde investir? Um consultor de investimentos pode ser o especialista indicado para a sua necessidade.

É comum ter dúvidas sobre o que fazer com seu dinheiro, onde investir para uma correta alocação de ativos ou ter dificuldade de saber qual a hora certa de comprar e vender.

Com a ajuda de um profissional do mercado você poderá construir um planejamento financeiro ideal, tomar as melhores decisões de investimentos e acelerar a multiplicação do seu patrimônio.

Tanto investidores novos como os experientes precisam de boas práticas de investimentos, estabelecer objetivos e saber como chegar lá.

O consultor de investimentos ajudará você a desmistificar o mercado, encontrando as melhores opções para investir de acordo com a sua realidade e objetivos, e o mais importante, sem o conflito de interesses.

Esse profissional cria estratégias individuais e personalizadas tanto para quem é leigo no mercado, quanto para aqueles que precisam de ajuda para tomada de decisões mais arriscadas.

Seja para quem já investe ou que quer aprender mais, quanto para quem não tem interesse em passar horas estudando e acompanhando investimentos e quer contratar um profissional para lhe ajudar com suas finanças.

Se você ainda não sabe se deveria contratar um consultor de investimentos, continue a leitura e descubra qual a função de um consultor e os principais motivos para ter ajuda de um profissional do mercado.

Insatisfeito com a Rentabilidade dos Investimentos? Responda 5 Perguntas e Receba um Aconselhamento Gratuito.

O que faz um consultor de investimentos?

O consultor de investimentos age como um conselheiro financeiro. Ele ajuda a traçar um planejamento claro e aponta para as melhores alternativas em investimentos de acordo com o seu perfil de investidor, te direcionando para a conquista dos seus objetivos financeiros.

A função de consultor de investimentos deve ser exercida por alguém de confiança, que o investidor possa dividir seus anseios com relação às finanças.

Por isso, esse profissional deve ter credibilidade e reputação inquestionáveis.

Se você deseja um serviço confiável e personalizado, veja Como Contratar o Melhor Consultor de Investimentos.

Assim como o próprio nome já diz, um consultor presta um serviço de orientação. Ou seja, a decisão final da sua carteira e dos seus ativos ainda é de sua responsabilidade.

O que muda é que durante todo o processo você tem um especialista ao seu lado.

Diferentes dos assessores de investimentos e gerentes de banco, os consultores são profissionais que não possuem vínculos com nenhuma instituição financeira e não ganham comissão por produto recomendado.

O único interesse do consultor é satisfazer os seus objetivos financeiros do cliente da melhor forma possível.

Normalmente, o trabalho do consultor de investimentos obedece a três fases:

  1. Perfil do contratante: O primeiro passo é traçar o perfil do cliente, observando sua tolerância aos riscos, conhecimentos financeiros, objetivos de curto, médio e longo prazo e capacidade de poupança e recursos atuais.
  1. Elaboração da estratégia: De acordo com os dados coletados, o consultor irá analisar os possíveis investimentos já existentes e se eles são adequados, além de indicar novos investimentos.

Este profissional deve montar uma alocação de ativos eficiente para o perfil e objetivos do cliente, procurando aquilo que melhor atende o investidor. 

Verifique se o time de especialistas não recomendam apenas fundos, pois os melhores consultores e consultorias não terceirizam os investimentos. Ao invés disso, indicam diretamente o ativo, montando a melhor carteira customizada para o cliente.

  1. Acompanhamento: Com a estratégia em andamento o consultor irá acompanhar o desempenho e informar seu cliente sobre os resultados.

Por meio de reuniões, ele pode indicar revisões e novos direcionamentos, sempre de forma personalizada para os objetivos e perfil do cliente.

Motivos para contratar um consultor de investimentos

“Mas será que eu preciso contratar um consultor de investimentos?”

Alguns motivos que fazem com que precise de uma consultoria são:

  • Desconforto com os movimentos do mercado;
  • Dúvidas de como investir;
  • Medo de perder boas oportunidades;
  • Ter um retorno maior com os ativos que já possui;
  • Mudar a estratégia de investimentos;
  • Se aventurar em outros investimentos;
  • Dificuldade de acompanhar suas posições;
  • Falta de tempo para acompanhar o mercado;
  • Ajuda para decidir se compra ou vende um ativo;
  • Transmitir o patrimônio aos herdeiros. 

Contratar um consultor financeiro pode ser útil para aqueles que já possuem um patrimônio e não sabem o que fazer com o dinheiro ou não têm tempo para se dedicarem à gestão dos seus investimentos.

São pessoas que não se sentem seguras de fazer o próprio planejamento ou querem poupar o seu tempo.

Independente do motivo, um acompanhamento próximo para o investidor ajuda a potencializar seus resultados e garantir mais segurança para seu patrimônio.

Embora bancos e corretoras costumam oferecer uma assessoria financeira, muitas vezes gratuita, a vantagem de contratar um profissional que não trabalha para o banco ou corretora é a transparência.

Um consultor financeiro monta um plano de investimentos personalizado para atingir determinado objetivo, além de fazer um acompanhamento com o cliente ao longo do tempo, sem qualquer conflito de interesses.

Afinal, ele não vai querer te "empurrar" um investimento porque ganha comissão como muitas vezes acontece.

A diferença está no modo de remuneração do consultor, que só vai ganhar com o melhor desempenho da sua carteira e não por indicar produtos, como acontece com o assessor de investimentos.

Quem busca o serviço de uma consultoria de investimentos está em busca, principalmente, de:

  • Melhor rentabilidade;
  • Segurança para tomar decisões;
  • Indicações dos melhores investimentos com base no perfil do investidor e objetivos;
  • Diversificação da carteira;
  • Aposentadoria precoce;
  • Redução de custos;
  • Aumento do patrimônio;
  • Sucessão patrimonial.

Insatisfeito com a Rentabilidade dos Investimentos? Responda 5 Perguntas e Receba um Aconselhamento Gratuito.

Mais tempo

Qual o preço do seu tempo? 

Quanto você pagaria para ter mais tempo com a sua família, fazendo as coisas que realmente gosta e curtindo a vida?

Pense em quanto tempo poderá economizar por não ter que passar horas e horas estudando e acompanhando os seus investimentos?

Ou trabalhando até o final de sua vida por não ter um patrimônio suficiente para se aposentar…

Por essas questões é que o preço do serviço de um consultor de investimentos é insignificante frente ao seu potencial de retorno e a tranquilidade que lhe trará.

Só quem já perdeu algum momento importante da sua família por estar trabalhando sabe o “custo” disso.

Ao contratar um consultor de investimentos, você ganha mais rentabilidade nos seus investimentos e mais tempo para curtir sua família.

Melhores Investimentos

Você sabia que pode estar deixando de ganhar muito dinheiro apenas por manter seu patrimônio em ativos inadequados e/ou que rendem pouco?

O Consultor de Investimentos Pode Aumentar o Patrimônio ao montar uma carteira de investimentos alinhada ao seu perfil e objetivos, sem conflitos de interesses.

Ao contratar um consultor, você passa a ter o acompanhamento de um profissional independente, que explicará o funcionamento de cada investimento, auxiliando nas decisões importantes a respeito do seu patrimônio.

Conhecimento e segurança

Como uma consultoria de investimentos você conta com o auxílio de um consultor certificado e registrado na CVM que lhe guiará em cada etapa da sua vida financeira.

Pensando na aposentadoria

Se seu objetivo é garantir a independência financeira, é preciso começar com um bom planejamento financeiro para aposentadoria que conte com uma diversificação de ativos e proteja seu patrimônio contra a inflação.

Os consultores financeiros são os profissionais ideias para montar e aconselhar na montagem de uma carteira de investimentos.

Com essa ajuda, você poderá diminuir o risco e o tempo até a sua independência.

Grande quantia de capital

Seja por meio de herança, bônus da empresa e/ou construção de patrimônio por conta própria, para manter e multiplicar essa quantia, é necessário realizar investimentos. 

No entanto, poucas pessoas possuem a disciplina e conhecimento necessários para realizar a alocação correta, especialmente para grandes quantias.

Este seria um trabalho para uma Wealth Management e seus consultores estudarem a estratégia correta mediante análise do perfil do cliente e objetivos.

Insatisfeito com a Rentabilidade dos Investimentos? Responda 5 Perguntas e Receba um Aconselhamento Gratuito.

Sucessão patrimonial

Por mais que adiamos pensar na morte, se preparar para a sucessão é necessário para preservar seu patrimônio e evitar brigas por herança.

Um consultor de investimentos poderá usar de seu conhecimentos técnicos para aconselhar seu cliente sobre as melhores maneiras de diminuir gastos em geral e realizar o planejamento sucessório de forma mais rápida e vantajosa.

Sem conflito de interesses

A grande vantagem de uma consultoria de investimentos frente aos bancos e assessores de investimentos é a ausência do conflito de interesses.

Bancos e corretoras são vendedores de produtos mobiliários.

Dessa forma, seus funcionários e assessores se veem entre o que é bom para o cliente e a comissão que recebem por suas recomendações.

O erro não é do gerente de banco ou dos assessores, que podem ser grandes profissionais e ajudarem o cliente, mas da estrutura destas instituições financeiras. 

Ao invés de buscar somente rendimentos maiores para a carteira de seus clientes, gerentes e assessores precisam cumprir a meta de vendas que eles possuem.

Já o consultor financeiro não possui vínculo com instituições de valores mobiliários e nem recebe comissão relacionada aos produtos. 

Como a consultoria é 100% independente, o consultor elimina o viés de conflito de interesses e tem seu interesse totalmente voltado ao sucesso de seu cliente.

Comodidade

Uma das vantagens do cliente ao optar por uma consultoria ao invés de assessoria é a comodidade.

Esta se reflete desde ter um profissional cuidando de suas finanças sem conflito de interesses, até o fato de não precisar migrar seu dinheiro para outra instituição.

Enquanto na assessoria o cliente precisa migrar o dinheiro do banco para a corretora para ser atendido, na consultoria o cliente deixa o dinheiro onde está, seja no banco X, banco Y ou na corretora Z.

É o consultor que gerencia seus investimentos onde ele estiver.

Informe o DDD + 9 dígitos