GLOSSARIO
Ponto de Venda
O que é Ponto de Venda. Entenda melhor o conceito de Ponto de Venda e descubra sua importância!
O que é Ponto de Venda
Ponto de Venda é o local onde uma empresa expõe e vende seus produtos da melhor maneira, sempre buscando atrair o seu público-alvo.
→ Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.
Também, tem o intuito de fidelizar seu cliente, proporcionando as melhores condições no ambiente, de acordo com o perfil de pessoa que pretende alcançar.
Ponto de Venda, também conhecido como PDV, é um espaço físico, e, nas últimas décadas, vem sentindo a concorrência do ambiente virtual, mais especificamente das e-commerces.
→ Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.
Características de Ponto de Venda
Ponto de Venda deve representar um determinado conceito, segundo seu objetivo de venda, de forma que atraia clientes. Há diversas características a se considerar na sua concepção, para isso ocorrer.
São elas:
- Layout arquitetônico;
- Localização;
- Música;
- Aromatização e ventilação;
- Iluminação;
- Decoração e disposição de produtos;
- Promoções;
- Comunicação interna;
- Treinamento da equipe;
- Variedade de produtos;
- Tecnologia de softwares.
Primeiramente, em relação ao layout e local em si, é preciso planejar e pesquisar se aquela localização tem potenciais clientes, se há intenso fluxo de pessoas ao seu redor, por exemplo.
Também, em relação ao Ponto de Venda, deve-se considerar se a volumetria e as cores da fachada são harmônicas, assim como a vitrine, o letreiro, tentando prever sua atratividade.
Internamente, além da disposição dos produtos, é necessário considerar o acesso aos banheiros, por parte dos funcionários e dos clientes, áreas de descanso, depósitos e limpeza constante.
No ambiente interno, é interessante elencar músicas que envolvam e se adequem aos clientes e ao conceito do Ponto de Venda, além de ter preocupação com o volume em que são tocadas.
Ainda, a aromatização e ventilação são essenciais para o Ponto de Venda, pois, a primeira pode ser harmonizada com características semelhantes às dos produtos.
E a segunda deve causar um conforto térmico ao local, de forma que o cliente sinta-se à vontade, sem o repelir com grandes oscilações de temperatura.
Em relação à decoração e disposição de produtos, é interessante criar certo dinamismo, de forma que os produtos estejam de acordo com cores, ângulos, iluminação, ou seja, tornando-os mais atrativos.
Para promoção destas empresas, deve-se criar campanhas para promover seus produtos, criando frequentemente descontos chamativos, além de se alinhar com datas comemorativas, de maneira que aumentem suas vendas.
Na comunicação interna, é importante desenvolver cartazes simples e diretos, usando letras e cores contrastantes, locando em espaços chamativos da loja para estimular caminhos naturais de seus clientes.
Já em relação à equipe, é necessário treiná-los para melhor atender os consumidores, de maneira educada e simpática, mostrando-se sempre disponível para ajudá-los.
Um detalhe importante é que os uniformes e crachás devem estar relacionados com o layout escolhido da empresa, tendo a comunicação interna e externa iguais.
Na questão da variedade de produtos, deve-se considerar qual tipo de empresa é. Se for um supermercado, é necessário haver grande variedade; uma loja de roupas, muitos produtos à disposição.
Tecnologia e Ponto de Venda
É importante usar a tecnologia para beneficiar constantemente os processos do Ponto de Venda, inclusive elegendo um software que melhor se adeque às suas necessidades.
Primeiramente, é interessante escolher um software que agilize os processos cotidianos da empresa, salve os dados dos clientes, faça as movimentações de entrada e saída de caixa.
Também, é possível montar um planejamento financeiro que englobe os fornecedores, fluxo de caixa, custo variável, produtos disponíveis e reposições, custos fixos e informações dos funcionários.
Em relação especialmente aos funcionários, deve-se eleger um software que também auxilie na contabilidade de seus pagamentos, sistematizando valores, benefícios como Previdência Privada, vales alimentação e transporte, entre outros.
Deve-se visar a segurança, estabilidade e velocidade de execução da tecnologia usada. Além disso, a adaptabilidade da mesma, ou seja, se os funcionários saberão manejar com habilidade, ou aprender rapidamente.
Assim, o software e demais tecnologias utilizadas auxiliarão muito no desempenho do Ponto de Venda e na aceleração de processos internos e externos, com clientes, funcionários e fornecedores.
O QUE LER AGORA...
- Renda Variável
Fundos Imobiliários (FIIS) Mais Baratos da Bolsa em Novembro 2023
- Notícias
CSN (CSNA3) Realiza pagamento de R$ 985 Milhões em Dividendos Hoje
- Notícias
IGP-M Registra Aceleração de 0,59% em Novembro, Ficando Abaixo das Expectativas
- Notícias
O Que a Morte de Charlie Munger Significa a Berkshire Hathaway