O que é Ponto de equilíbrio

Ponto de equilíbrio é a posição na qual uma empresa encontra o volume exato de uma produção ou venda, em que não há perda nem lucro financeiro diante de sua receita. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A empresa apresenta perdas se está abaixo de Ponto de equilíbrio. Se está acima de Ponto de equilíbrio, indica seus possíveis lucros.

A análise do Ponto de equilíbrio (break-even point, em inglês) é usada para estimar possíveis lucros ou perdas de determinada empresa, em relação a seus vários níveis de produção. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Características de Ponto de equilíbrio 

Ponto de equilíbrio é um indicador que mostrará como manter uma empresa, evitando prejuízos e visando futuros lucros.

Podemos observar Ponto de equilíbrio a partir do custo fixo - que é constante, independente dos níveis de produção -, e do custo variável - que oscilam de acordo com a produção operante.

Ponto de equilíbrio é um importante indicador para uma empresa, pois sugere:

  • Quanto se deve investir em vendas, visando o volume exato entre lucros e prejuízos;
  • Quando será o momento que atingirá esta posição exata, através de projeções de vendas futuras.

A partir disso, é possível estimar-se futuros lucros para a produção.

Também, através do Ponto de equilíbrio, é possível observar outros parâmetros, como a viabilidade de determinada produção, procurando meios para a redução de gastos.

Além disso, traz a possibilidade de ponderar sobre a adequação de preços; o pagamento de seus gastos fixos e de produção; e a escolha em relação a novos investimentos.

Como calcular Ponto de equilíbrio

O cálculo do Ponto de equilíbrio envolve considerar, em um dado período, o custo fixo e variável, além da receita e da margem de contribuição

Para isso, é importante saber o que engloba estes custos e a margem de contribuição.

  • Custo fixo: são despesas que devem ser consideradas mensalmente. Nelas, incluem, por exemplo, aluguel do espaço, consumos de energia elétrica e água, e serviços de manutenção;
  • Custo variável: mudam conforme a produção ou venda do período considerado para o cálculo;
  • Receita: são valores recebidos pela empresa, através de suas vendas ou produção;
  • Margem de contribuição: é uma porcentagem que demonstra o ganho da empresa sobre as vendas. Calcula-se, subtraindo do valor das vendas (receita), a soma dos custos fixo e variável.

Assim, deve-se considerar o custo fixo (aluguel, impostos, serviços de manutenção, etc), elencar o custo variável (por exemplo, com matéria-prima) e definir a margem de contribuição.

Então, o cálculo do Ponto de equilíbrio, em termos matemáticos, será:

Ponto de equilíbrio = (custo fixo / (receita - custo variável) x 100).

A margem de contribuição é definida pela subtração do custo variável em relação à receita.

Simulando uma situação, pensemos em uma empresa, cujo custo fixo é de R$10.000 por ano e a margem de contribuição foi de 20%, nesse mesmo período. Então:

Ponto de equilíbrio = 10.000 / 0,2.

Logo, Ponto de equilíbrio será de R$50.000,00. Ou seja, a empresa deverá faturar mais do que esse valor para ter lucro. Se for abaixo, ela terá prejuízo.

Então, Ponto de Equilíbrio pode ser utilizado com intuito de gerir as finanças dessa empresa, fazendo projeções a longo prazo, que serão benéficas para a manutenção do negócio.

É possível identificar quanto é necessário cobrar pelo seu produto ou em suas vendas, para que, no final, fature mais do que o Ponto de equilíbrio.

Além disso, observar de quais formas é possível diminuir as despesas, para que não atinja um valor mais baixo do que o Ponto de equilíbrio.

Assim, nota-se a importância do Ponto de equilíbrio para as finanças de uma empresa, sendo um ótimo indicador das condições das operações, apontando caminhos para um negócio que gere lucros.