O que é Ponto Base - Basis Point

Ponto Base - Basis Point é uma escala, convencionada e bastante utilizada, principalmente, nos investimentos em renda fixa, na qual 0,01% representa um Ponto Base - Basis Point.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Seu uso é frequente nesse mercado, para indicar variações das taxas de juros e outros indicadores financeiros, pois esses percentuais não oscilam muito

Assim, em vez de expressar que um rendimento subiu de 1,12% para 1,15%, ou seja, 0,03%, trata-se como um aumento de 3 pontos base.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Vantagens de Ponto Base - Basis Point

Investidores costumam utilizar Ponto Base - Basis Point como referência, para evitar a ambiguidade com porcentagens, além de ser uma unidade de medida mais conveniente.

Com o uso de Ponto Base - Basis Point, é possível agilizar, em termos de comunicação, os investimentos, assim, evitando possíveis erros.

Isso é bem vantajoso, pois as variações de indicadores tendem a ser ínfimas e, referindo-se a elas através de Ponto Base - Basis Point, é possível ter maior precisão e entendimento. 

Explicando em números, podemos analisar quando diz-se, por exemplo, que uma taxa de juros está em 10%, sofrendo, em dado momento, um aumento de 10% sobre o valor original. 

A colocação pode ser interpretada de duas maneiras:

  • Um aumento de 10% sobre a taxa de 10%; ou
  • Um aumento de um percentual de 10%.

Isso quer dizer que, se ocorreu um aumento de 10% sobre a taxa de juros equivalente a 10%, pode-se calcular:

0,10 x (1 + 0,10) = 11%.

Ou seja, esse aumento de 10% significa que a taxa de juros variou em 1%.

Mas, se ocorreu um aumento de um percentual de 10%, isso significa que:

10% + 10% = 20%

Isto é, um percentual de 10% foi adicionado à taxa de juros original, resultando em 20%.

Para diferenciá-los, quando há um aumento de 10%, relativo a 1%, dizemos que o aumento foi de 100 Pontos Base - Basis Point, o equivalente a uma nova taxa de juros de 11%.

Mas, se a unidade de medida for porcentagem, esse será um aumento percentual de 10%, resultando em uma taxa de juros final equivalente a 20%.

Desta forma, a ambiguidade entre porcentagem e Ponto Base - Basis Point é esclarecida e torna-se mais fácil usá-lo no cotidiano do mercado financeiro.

Assim, é possível entender porque é usado amplamente nos investimentos em renda fixa, índices de ações da bolsa de valores, para comparar diferentes taxas de juros ou, então, suas mudanças.

São transações que, assim como os títulos e empréstimos, também possuem pequenas oscilações de seus percentuais e justifica-se o uso de Ponto Base - Basis Point.

Importância de Ponto Base - Basis Point 

Ponto Base - Basis Point é um indicador importante e muito utilizado pelo mercado financeiro internacional, para calcular o risco de mercado de ativos em renda fixa.

É possível verificar o quanto seu valor de mercado altera, na medida em que um Ponto Base - Basis Point oscila em relação à taxa de juros. 

Esse cálculo é denominado Monetary Duration (MD). Também é conhecido como Present value of a basis-point (PVBP), PV01, Dolar-value ou delta-value for one basis-point (DV01). 

Calculamos através da equação: 

MD = Po  x  -Do/(1+io)  x  1/10.000

Cada um dos parâmetros significam:

  • Po: valor de mercado atual;
  • Do/(1+io): duration modificada (modified duration). É um indicador da sensibilidade que mensura os títulos de renda fixa a longo prazo, além das oscilações nas taxas de juros;
  • 1/10.000: é o valor de um Ponto Base - Basis Point, o equivalente a 0,01%.

Assim, segundo os cálculos e parâmetros utilizados amplamente pelo mercado financeiro internacional, reconhecemos a importância de Ponto Base - Basis Point, especialmente para os investimentos em renda fixa.