O que é Políticas Públicas

Políticas Públicas é o conjunto de medidas realizadas pelo Estado, visando a implementação e regulamentação das mesmas no âmbito econômico, social, político, jurídico e administrativo.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Políticas Públicas são adotadas pelos governos federal, estaduais ou municipais, contando com o apoio direto ou indireto de empresas públicas e/ou privadas, assegurando direitos previstos na Constituição Federal.

Políticas Públicas prevêem assegurar ações e programas em prol do bem-estar da sociedade, contemplando setores como educação, habitação, assistência social, saúde, segurança, lazer, transporte e meio ambiente.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Características de Políticas Públicas 

Políticas Públicas podem encaminhar para dois sentidos distintos:

  • Político;
  • Administrativo.

Políticas Públicas, em relação ao âmbito político, determina-se como um processo de decisão, com eventuais conflitos de interesses. Neste sentido, o governo toma decisões sobre seus feitos.

Políticas Públicas, em relação ao âmbito administrativo, engloba todos os projetos, programas e atividades que podem ser, ou já foram, realizadas pelo governo.

Ainda, Políticas Públicas podem se diferenciar entre Políticas Públicas do Estado e do governo.

As Políticas Públicas do Estado são aquelas que têm ligação direta com a Constituição Federal, ou seja, não são apenas dependentes dos chefes administrativos do Poder Executivo vigente.

Já as Políticas Públicas do governo, seja ele federal, estadual ou municipal, estão diretamente ligadas a quem comanda o Poder Executivo naquele mandato em específico e aos projetos daquele governo.

Em relação à gestão das Políticas Públicas, supõe-se um ciclo de ações, o qual depende do orçamento público, planejamento, e dos servidores públicos dos respectivos setores do Estado.

O ciclo é definido por:

  • Identificação do problema;
  • Agenda;
  • Formulação;
  • Tomada de decisão;
  • Implementação;
  • Monitoramento;
  • Avaliação.

Identificação do problema é o momento em que os servidores públicos denotam as demandas sociais mais urgentes de seus setores.

A partir do reconhecimento dos problemas, uma agenda é criada para organizar quais problemas precisam ser priorizados pelo governo.

Assim, é possível a formulação de alternativas por parte dos gestores, para que consigam planejar ações e buscar soluções viáveis.

Dentre as soluções encontradas, é na tomada de decisão que se chega a um consenso a respeito de qual solução é a mais exequível, dada a conjuntura em que se encontram.

Identificando-se as condições favoráveis, especialmente em relação ao orçamento, as Políticas Públicas em questão são implementadas.

Então, os gestores públicos, assim como a sociedade civil, devem realizar a avaliação e o monitoramento frequente dessas Políticas Públicas, para constatar se elas são eficientes, eficazes e efetivas.

Alguns instrumentos de fiscalização são disponibilizados pelo Estado, com intuito de beneficiar os civis com uma proposta de participação ativa. Alguns deles são:

O Orçamento Participativo permite, em assembleia pública, que os cidadãos tenham uma maior abertura a decidir sobre prioridades de recursos públicos, investimentos e serviços, além de transparência.

A Lei de Acesso à Informação também conta com Portais de Transparência e botões de Acesso à Informação, de maneira que qualquer civil pode solicitar informações em relação ao Estado.

Exemplo de Políticas Públicas 

Um exemplo de Políticas Públicas é o programa Minha Casa, Minha Vida, implementado pelo Governo Federal, em 2009. Foi uma ação desenvolvida para auxiliar no grande déficit habitacional do Brasil.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2008, o déficit habitacional brasileiro era de aproximadamente 8 milhões de moradias.

Assim, era urgente a criação de Políticas Públicas que visasse suprir essa demanda. 

Foi viável através da parceria entre os Ministérios das Cidades e da Fazenda, governos federal, estaduais e municipais, empresas de construção civil e a Caixa Econômica Federal.

Através de financiamento, com a redução de taxas de juros, como da Selic, criaram-se categorias que englobavam pessoas cuja renda familiar era de até R$9.000.

Também foi atrativo aos que buscam investir em imóveis, pois há uma maior liquidez na venda dessas habitações, especialmente devido aos benefícios do Governo Federal e do baixo valor das unidades.