O que é Poder Aquisitivo

Poder Aquisitivo é a habilidade de uma pessoa obter bens e/ou serviços que necessita ou deseja através de determinada quantia de dinheiro. O comércio baseado na troca de moedas por bens e/ou serviços implica essa capacidade de aquisição

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Poder Aquisitivo pode ser tratado como sinônimo de Poder de Compra. Ambos tratam de descrever a capacidade financeira de um indivíduo inserido numa sociedade comercial que se utiliza de moedas de troca. 

É levado em consideração a força de tal moeda na economia em que está inserida e em outras. A variação dessa força está ligada também ao conceito de Poder Aquisitivo, que varia conforme conceitos macroeconômicos do país, que incluem inflação, PIB e taxas de juros Selic.,

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Macroeconomia do Poder Aquisitivo 

O Poder Aquisitivo está diretamente ligado aos fatores macroeconômicos de um país. O Poder Aquisitivo aponta a qualidade da saúde da economia através do nível do Poder de Compra da moeda.

Nesse sentido, o Banco Central e os agentes controladores de políticas macroeconômicas (os policy makers) podem agir para mudar, na direção da melhoria, alguns fatores macroeconômicos através de políticas econômicas para alterar a taxa de juros e a inflação.

Se for possível mudar a taxa de juros básica e o nível de inflação através da implantação dessas políticas, o nível de preços se altera. Dessa forma, os salários recebidos pelos trabalhadores, se olhados conjuntamente com os preços, apontam os salários reais e seu Poder Aquisitivo.

Comparação do Poder Aquisitivo

Se o Poder Aquisitivo da moeda local for comparado com o de moedas estrangeiras é possível determinar o Poder de Compra a partir do valor de um salário mínimo, o custo de vida e a parcela salarial destinada ao pagamento de impostos.

Contudo, é importante ressaltar que o sentido de determinação não é do Poder Aquisitivo para o valor do salário. O Poder Aquisitivo é apenas expresso no salário, e não é capaz de influenciar ou defini-lo. 

Pelo contrário, são as políticas econômicas do Banco Central que definem os fatores macroeconômicos, que são então utilizados para ilustrar o Poder Aquisitivo da população como um todo e suas comparações.

A comparação entre o Poder Aquisitivo da moeda local e o da moeda estrangeira é chamada de Paridade do Poder Aquisitivo ou Paridade do Poder de Compra

Esse cálculo leva em consideração o PIB do país e os preços de produtos básicos que compõem uma cesta uniforme que é comparada entre diversos países, ou seja, relaciona o custo de vida com o Poder Aquisitivo.

No caso de existir equilíbrio entre as paridades, as moedas possuem o mesmo valor, apresentando a mesma taxa de câmbio.

Outro princípio existente na comparação do Poder Aquisitivo das moedas é o princípio do preço único, que demonstra que para alguns produtos seus preços devem ser semelhantes entre os países e livre de taxas.

Poder Aquisitivo individual 

Para manter o Poder Aquisitivo, independente dos movimentos macroeconômicos, pode-se realizar investimentos que vão garantir rentabilidade acima da inflação.

Para isso, investimentos em renda fixa podem fornecer proteção da inflação, independente do Perfil de investidor

Garantir renda extra é outra forma, mais proativa, de manter o Poder Aquisitivo individual. Nesse sentido, investimentos em bens imobiliários podem ser uma forma de manter o Poder de Compra estável.

Por fim, estar atento a alguns índices (como o IPCA e o Índice Geral de Preços) pode ajudar a manter o mesmo padrão de vida anterior à inflação, apenas com algumas adaptações (por exemplo na compra de marcas semelhantes).