O que é PMRE - Prazo Médio de Renovação dos Estoques

PMRE - Prazo Médio de Renovação dos Estoques é uma ferramenta de gestão de estoque que indica o tempo médio que as mercadorias ficam no estoque da empresa. Na indústria, o PMRE envolve também o tempo de produção além da estocagem.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O PMRE aponta a rotatividade do estoque, e dessa forma é possível estudar e aplicar estratégias que aperfeiçoem a rotatividade e aumentem o lucro da empresa. A rotatividade do estoque também depende do setor, da demanda e do preço do produto disponível em estoque.

O indicador PMRE é um entre os diversos modos de análise da gestão de estoque, podendo se relacionar com o Prazo Médio de Recebimento de Vendas, Ciclo Econômico, Ciclo Operacional e Administração de Custos de Produtos. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Uso do PMRE em diversos tipos de estoques

O uso de PMRE na indústria pode envolver estoques de insumos, matéria-prima, embalagens e outros materiais envolvidos na produção. 

Para o comércio, o uso do PMRE é destinado para estoques de embalagens e de mercadorias. Para o setor de serviços, pode envolver estoques de embalagens e peças para reposição.

Importância do PMRE 

Conhecer o Prazo Médio de Renovação dos Estoques afeta o desempenho da empresa por indicar qual é o momento oportuno para compra de matéria-prima para produção ou venda, ou seja, a reposição de mercadorias no estoque e o controle do estoque.

O momento oportuno para que ocorra a reposição de mercadorias auxilia a empresa a manter seu nível de vendas, sem que haja problemas como a falta de estoque para determinada mercadoria.

A reposição de mercadorias também envolve o inverso da falta de estoque, ou seja, quando a empresa está usando seu capital de giro para compra de mercadorias antes do momento certo, antecipando de modo desnecessário a compra dela e ocupando o espaço físico do estoque.

De modo parecido, o controle de estoque indica quais mercadorias são vendidas mais rapidamente e quais mercadorias permanecem mais tempo no estoque, apontando à empresa a necessidade de empregar estratégias para melhor gestão dessas mercadorias.

Análise do PMRE

Além disso, o PMRE pode representar a eficiência geral da empresa, uma vez que um Prazo Médio pequeno indica rapidez nas vendas, e portanto, melhor desempenho. 

Da mesma forma, um Prazo Médio mais longo pode indicar alguma falha na gestão de estoque, como erro no volume de compra de uma mercadoria, mercadoria incompatível com o público alvo ou ineficiência da campanha de Marketing.

Contudo, o Prazo Médio maior pode indicar apenas uma queda de modo geral das vendas, relativas a um cenário econômico em crise, por exemplo, não sendo de responsabilidade direta da empresa. 

De qualquer forma, o indicador PMRE deve ser usado para o crescimento da empresa, através do melhor controle de estoques, de mais investimentos ou de mais capital de giro, buscando a maximização dos lucros.

Cálculo do PMRE

Para realizar o cálculo do PMRE, aplica-se a fórmula: 

PMRE = valor do estoques ÷ (custo das mercadorias vendidas x período em análise)

O valor dos estoques pode ser encontrado no Balanço Patrimonial da empresa, o custo das mercadorias vendidas é encontrado no Demonstração de Resultado do Exercício (DRE), que consta na divulgação de resultados da empresa.

Se a empresa tiver realizado uma Oferta Pública de Ações, essas informações estão disponíveis, uma vez que a empresa se encontra listada na bolsa de valores.

O período em análise varia de acordo com o desejo da empresa. Se a empresa quer um indicador PMRE trimestral, o valor colocado na fórmula é de 90 (dias).

Comumente, as empresas utilizam 360 para um indicador PMRE anual.A unidade do resultado do PMRE sai em dias para renovação de estoque, ou seja, o número médio de dias que a empresa leva para que todo o estoque seja vendido.