O que é PMI - Índice de atividade econômica da zona do euro

PMI - Índice de atividade econômica da zona do euro é um indicador mensal que mede as tendências econômicas da indústria, manufatura e serviços de um país a partir de pesquisas em diversas empresas de diferentes setores para análise de sua contribuição no PIB do país. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Por se tratar de um indicador bastante amplo, medido pelo grupo IHS Markit (que fornece informações, análises e soluções a nível global), seu objetivo é fornecer informações sobre as condições de mercado atuais e futuras para tomadores de decisão, analistas e investidores.

A sigla em inglês Purchasing Managers’ Index aponta que o índice é dos gestores de compra, ou seja, o indicador é uma ferramenta do setor privado e do mercado financeiro. O índice é calculado para mais de 40 países, incluindo o Brasil.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Funcionamento e análise do PMI 

Como dito anteriormente, a empresa responsável pelo cálculo do PMI é a IHS Markit, que utiliza dados coletados por inúmeras empresas de alguns importantes setores da economia (como indústria, manufatura, serviços e construção). 

Os dados são agregados para a formação do índice composto. As empresas avaliadas precisam responder questões referentes a novos pedidos, níveis de estoque, utilização da capacidade disponível, produção, entregas de fornecedores e empregabilidade.

Para cada item avaliado, os gestores devem indicar se houve alguma variação (aumento ou diminuição) ou se houve estabilização em relação ao mês anterior.

O resultado do índice PMI varia de 0 a 100 pontos. Se um país possui índice PMI menor que 50, sua economia está em desaceleração ou situação de alerta em relação ao mês anterior.

Se o índice PMI é maior que 50, a economia está em aceleração ou expansão em relação ao mês anterior. No caso de o índice PMI se manter em 50, a interpretação é a de que não houve mudanças. 

O cálculo é o mesmo para todos os países, garantindo a possibilidade de uma análise comparativa entre diversas economias. Além disso, o IHS Markit aplica ajustes condizentes com a sazonalidade da economia, de modo a uniformizar o índice e torná-lo realista.

O índice PMI possui grande credibilidade por ser utilizado como referência por muitos bancos centrais e como forma de avaliação macroeconômica dos países (que englobam as taxas de juros básicas, como a Selic, por exemplo).

Apesar do nome do índice em português tratar da Zona do Euro, o índice não é restrito à Zona do Euro, e constitui indicador fundamental para as economias centrais, como Estados Unidos, Grã-Bretanha e China, e também para economias periféricas, como o Brasil.

Como o índice PMI afeta a tomada de decisão 

O índice PMI, por ser um indicador realizado fora da empresa ou indústria (ou seja, um indicador neutro), faz com que os tomadores de decisão enxerguem além das questões internas e encontrem sinais de mudança antes que elas ocorram no mercado ou na bolsa de valores.

Dessa forma, o PMI torna-se uma ferramenta crítica para a tomada de decisões. Os produtores e fornecedores encaram o índice PMI como indicador da temperatura da economia, e ajustam a produção ou o fornecimento de acordo com um possível aumento ou queda da demanda.

Antecipar os movimentos econômicos implica em evitar gastos desnecessários com compra de matéria-prima que não será totalmente utilizada ou com prejuízos na produção que não será vendida no caso de um índice PMI abaixo de 50, que indica desaquecimento econômico.

Portanto, a empresa, com a utilização dos índices PMI anteriores, pode planejar seu orçamento anual, gerenciar níveis de pessoal e prever fluxo de caixa de forma a se preparar para possíveis alterações de movimentos econômicos como PIB, produção industrial e empregabilidade.