O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) Composto do Brasil oscilou de 26,5 pontos em abril para 28,1 em maio, informou nesta quarta-feira, 3, a IHS Markit.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Quando abaixo de 50 pontos, o PMI indica piora nas expectativas das empresas na comparação com o mês anterior.

Como Investir no Cenário Econômico Atual? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

O desempenho foi puxado por leves oscilações nos índices da indústria, de 36,0 em abril para 38,3 em maio, e dos serviços, de 27,4 para 27,6.

A IHS Markit observa que, no mês, o volume de novos negócios recebidos foi baixo e que as empresas continuaram a cortar empregos na maior taxa dos últimos quatro anos.

"O setor privado brasileiro permaneceu em profunda retração em maio, com o surto da covid-19 continuando a entravar gravemente a atividade econômica.”

“As expectativas de uma recuperação rápida da pandemia começam a se evaporar, já que várias empresas relataram reduções das suas forças de trabalho como parte de tentativas mais abrangentes de controlar os custos e obter alguma proteção das margens de lucros", escreve, em nota, o diretor de Economia da IHS Markit, Paul Smith.

No PMI de Serviços, a empresa chama atenção para a retração na demanda, com queda recorde no volume de novos negócios e empregos.

A IHS Markit também observa que os entrevistados permaneceram pessimistas com relação ao futuro, embora com respostas menos negativas do que as registradas em abril.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Estadão Conteúdo.