O que é PMC - Prazo Médio de Cobrança

PMC - Prazo Médio de Cobrança é o tempo médio que decorre entre a venda do produto e/ou serviço para o consumidor e o recebimento do valor da duplicata pela empresa. Esse Prazo Médio envolve as políticas de crédito e cobrança da empresa.

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Essa ferramenta indica em quanto tempo (no caso desse indicador, em dias) de fato houve recebimento, um prazo real. Não se trata de um prazo teórico, mas o recebimento do valor de vendas e prestações a prazo.

O indicador, também conhecido como Prazo Médio de Recebimento (dos Clientes), revela o tempo para que ocorra entrada de dinheiro no caixa, reinvestindo o capital de giro (em diversas alocação de ativos), essencial para manter certo nível de sustentabilidade da empresa.

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Importância do PMC 

O PMC é um dos indicadores de grande importância na gestão comercial e financeira de uma empresa. O conhecimento de diversos Prazos Médios dá à empresa o diagnóstico de seu andamento e da velocidade dos processos do ciclo operacional.

Além disso, o conhecimento do PMC indica a necessidade de capital de giro da empresa: o valor mínimo que terá que cobrir os gastos de toda a operação (compra, produção e venda) até a entrada de novo capital.

Dessa forma, os gestores da empresa conseguem entender melhor o cenário financeiro, traçando planos e estratégias que se adequam mais à realidade da empresa e buscando seu crescimento.

Cálculo do PMC 

Para realizar o cálculo do Prazo Médio de Cobrança, utiliza-se a seguinte fórmula:

PMC = (valor das duplicatas a receber x 360) ÷ (receita operacional bruta - devoluções e abatimentos)

A fórmula leva em consideração possíveis atrasos de pagamentos a prazo ou até mesmo prejuízos da empresa por calote do cliente. Há também o caso de devoluções do produto. Os valores devem constar no resultado da empresa.

O PMC também considera o Prazo Médio do Recebimento de todas as vendas a prazo, e o resultado do indicador de PMC sai em dias, dada uma análise anual

Análise do PMC

Quando o PMC for pequeno, ou seja, poucos dias para o recebimento do pagamento dos clientes, melhor para a empresa. Contudo, a empresa não deve mudar toda sua política de crédito e cobrança para que o indicador se torne menor. 

A empresa precisa ter em vista o fato de que cada modelo de negócio envolve um Prazo Médio e uma determinada atitude em relação a parcelamentos, dado o público alvo, o tipo de produto e/ou serviço que comercializa, a relação com os fornecedores ou o setor, por exemplo.

Portanto, a empresa deve acompanhar o valor do indicador com o passar do tempo, notando se existe variação, se ela ocorre no sentido de aumentar o indicador (clientes demorando mais para pagar) ou diminuir o indicador (clientes pagando mais rapidamente).

A forma de melhorar o indicador de PMC é reavaliando as estratégias de cobrança da empresa, de forma a se expor menos ao risco de crédito

Contudo, ampliar a concessão de prazos pode ampliar o público alvo, que sem a oportunidade de pagamento parcelado e a prazo não teria chance de comprar tal produto ou serviço à vista.

Fica a critério da gestão operacional manter o equilíbrio entre os prazos do pagamento dos clientes (PMC) e o pagamento de pagamento aos fornecedores (PMPF - Prazo Médio de Pagamento a Fornecedores), sem que haja prejuízo ao fluxo de caixa e ocorra aumento do lucro.

Outra forma de gestão operacional é o método do negócio alavancado

Nele, embora o indicador PMC seja maior e a necessidade de capital de giro também seja maior (compensada por empréstimos e financiamentos), o lucro gerado compensa os juros dos empréstimos para o capital de giro.